"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 22 de maio de 2007

SINGLES BAR #9

R.E.M.
Fall On Me (I.R.S., 1986)

Face ao look adoptado há mais de uma dezena de anos, talvez hoje poucos se lembrem que, em tempos, Michael Stipe usou cabelo comprido. Nesses tempos, os R.E.M., colectivo do qual é figura de proa há mais de 25 anos, ao contrário da boçalidade exibida na última década, eram uma das bandas mais excitantes do planeta. Por esses dias eram muitas vezes considerados o equivalente dos The Smiths em terras do Tio Sam, com o que isso tem de elogioso e, tal como os seus congéneres de Manchester, tinham por hábito não exibir imagens da banda nos (poucos) videoclips que faziam.
O primeiro contacto que tive com este (então) quarteto foi precisamente através de um videoclip (da autoria do próprio Stipe) que exibia tanto de estética lo-fi, como de cinemático. A canção em questão era "Fall On Me", single extraído do álbum Lifes Rich Pageant, na qual os R.E.M. ostentavam de forma sublime as influências dos Byrds que a banda sempre fez questão de admitir, quer nas harmonias vocais entre Stipe e o baixista Mike Mills, quer na delicadeza da guitarra de Peter Buck. Embora seja um tema de cariz explicitamente ecologista, a letra de "Fall On Me" é, ainda assim, ambígua o suficiente para que se possa adpatar facilmente ao universo das relações humanas.
Apesar da tendência natural que alguns de nós melómanos temos para nos desinteressar pelas bandas à medida que estas se tornam mais mainstream, "Fall On Me", além de ser a minha canção preferida dos R.E.M., é ainda hoje parte integrante da banda sonora ideal dos "meus anos oitenta".
Video de "Fall On Me"

3 comentários:

Joe disse...

Hei-de ter este clip perdido aí numa cassete VHS, gravada há mais de 20 anos. É uma das minhas canções preferidas deles. Por acaso gravei há dias um CD, daqueles para levar no carro ou meter a tocar na cozinha, com algumas canções dos 80's (Sound, Furs, Triffids, Inspiral carpets...) e esta está lá.
Abraço.

Shumway disse...

A fase de 1983-87 dos R.E.M. é do melhor pop que se fazia naquela altura.

O Puto disse...

Sem dúvida que a qualidade era maior na década de 80. Nos 90's ainda tiveram alguns momentos de brilho, mas nos últimos anos já andam a penar por entre baladas xaroposas e temas pop desenxabidos. Ena! Dois adjectivos com "x"!