"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 3 de maio de 2007

AFINAL, OS SANTOS AINDA FAZEM MILAGRES

SOULSAVERS
It's Not How Far You Fall, It's The Way You Land (V2, 2007)

Que Mark Lanegan possui uma das mais fascinantes vozes das duas últimas décadas já o sabíamos dos tempos dos Screaming Trees. A carreira a solo apenas ajudou a reforçar este dogma. No entanto, para o grosso do pelotão, o primeiro contacto com o homem da voz cava deu-se através de colaborações em projectos alheios (Queens of the Stone Age, Isobel Campbell e, mais recentemente, The Twilight Singers do amigo Greg Dulli).
Os Soulsavers são um duo de remisturadores/produtores britânicos de créditos mais ou menos firmados no meio que, a este segundo registo, nos oferecem a obra ao negro que já faltava a este ano de 2007. Will Oldham, Jimi Goodwin (Doves) e Josh Haden (Spain) dão um ar da sua graça, mas é mesmo Lanegan, presente na quase totalidade da dezena de temas, que torna It's Not How Far... algo de muito especial. Algum gospel, um pouco de soul e country noir, fazem deste disco um concorrente à altura de The Contino Sessions (Death in Vegas) no que concerne a ambientes densos e claustrofóbicos.

Sem comentários: