"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 4 de maio de 2007

SINGLES BAR #8

ECHO & THE BUNNYMEN
The Killing Moon (Korova, 1984)

Prestes a lançar Ocean Rain, o seu quarto álbum de originais, os Echo & The Bunnymen tiveram a ousadia de o publicitar como "the greatest album ever made". Mesmo tendo em conta a incontinência verbal que caracterizava Ian McCulloch, aquele que tinha sido o single de avanço deixava algumas expectativas de que os rapazes de Liverpool pudessem estar certos. Apesar da grandeza e ambição, Ocean Rain acaba por ficar para a história como o segundo melhor álbum dos Bunnymen.
No entanto, "The Killing Moon", canção onde a voz imaculada de McCulloch entoa a dor da perda, ficará recordada como um dos mais belos e enigmáticos pedaços da história da música popular. Com a guitarra lacrimejante de Will Sargeant e a bateria marcial de Pete de Freitas a servirem de suporte ao encantamento durante quase seis minutos, "The Killing Moon" é O hino nocturno por excelência.
A maior demonstração do poder desta lua assassina senti-a na cena inicial do filme "Donnie Darko": acreditem que aos primeiros acordes tive de me conter para não pular da cadeira do cinema.
Para quem estiver interessado num prazer mais prolongado, recomendo a audição da versão longa deste tema ("All Night Version"), onde a magia iniciada pelas palavras-chave "fate up against your will" se estende até aos nove minutos.
Vídeo de "The Killing Moon"

5 comentários:

Joe disse...

Os quatro primeiros álbuns dos Bunnymen são para mim do melhor que a pop já fez. Tenho dificuldade em pô-los por ordem de gosto pessoal, apesar de há uns tempos ter decidido que o meu preferido é o Porcupine (de que o McCulloch disse, se não me engano, que era "the greatest work of art since Michellangelo's David"). O Ocean Rain é o mais "macio", falta-lhe na minha opinião um bocado da tensão e agressividade que havia nos outros. Mas tem pérolas como esta canção, o Seven Seas, o Silver, o Crystal days e mais umas quantas. Foi pena não terem parado de vez depois deste disco, a lenda teria agradecido. Ao menos assim pude vê-los há 2 anos em Vilar de Mouros. Mais vale tarde...

Shumway disse...

Grandes, não enormes...
Da melhor pop de sempre.
Abraço

O Puto disse...

O "Killing Moon" é das melhores canções algumas vez compostas.

M.A. disse...

...e os Pavement têm uma versão que merece ser ouvida!
Tanto eles como os Flaming Lips são grandes admiradores dos Bunnymen. A caixa "Crystal Days" até traz uns textos do Spiral Stairs e do Wayne Coyne.

O Puto disse...

Já nem me lembrava dessa versão dos Pavement!... Por acaso tenho o EP ("Major Leagues") que a contém. Também figura uma versão de "The Classical", dos Fall, dos quais também são fãs convictos. Lembro-me de ouvir falar que havia uma certa animosidade de Mark E. Smith em relação aos Pavement.