"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 8 de maio de 2007

CREPÚSCULO ESCOCÊS

Que as terras altas da Escócia são terreno fértil em melancolia transformada em cancão pop é já de há muito tempo um dado adquirido.
E é precisamente nesta área que se movem estes The Twilight Sad, quarteto oriundo dos arredores de Glasgow e que é tão só a mais recente coqueluche do espectro indie. Fourteen Autumns And Fifteen Winters (Fat Cat, 2007), álbum de estreaia que conhece agora edição europeia tem valido à banda os mais rasgados elogios nas publicações da especialidade (mais do que merecidos, digo eu).
Em nove canções de duração acima da média para os cânones pop em que uma guitarra cristalina desenha espirais de luz sobre um denso tapete sónico, assaltam-nos a memória recordações gratas dos Kitchens of Distinction ou dos Whipping Boy. Porém, a desenvoltura com que os The Twilight Sad assimilam estas referências confere ao som da banda algo de muito peculiar. Igualmente peculiar é a voz de James Graham que nos momentos de maior dolência, com o seu scottish accent carregado, nos faz lembrar o compatriota Aidan Moffat (Arab Strap), outra alma sobejamente familiarizada com esta coisa do mal de vivre.
The Twilight Sad no MySpace

3 comentários:

Shumway disse...

Uma boa revelação - um som muito 90's indie - realmente lembra os Arab Strap.
Abraço

Joe disse...

são bons, sim senhor. o sotaque dá-lhes um certo charme "scottish pride", gosto disso. por alguma razão (não necessariamente muito racional) fazem-me lembrar os Sound.
e já agora, o link não está activo :p
abraço

M.A. disse...

De facto fazem lembrar uma data de coisas. KoD e Whipping Boy foram os que me vieram à lembrança logo nas 1ªs audições.
Agora o link já está activo. Gracias!