"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 26 de março de 2007

EM ESCUTA #8

PANDA BEAR
Person Pitch (Paw Tracks, 2007)

Noah Lennox a.k.a. Panda Bear é membro fundador dos Animal Collective (AC) e reside actualmente em Lisboa, facto já sobejamente comentado nos media ligados a esta coisa da música popular, ao ponto de alguém ter afirmado que Person Pitch exibe uma certa "lisboness", o que quer que isso seja. Para mim, este deve ser um conceito semelhante à mística benfiquista, da qual todos falam e ninguém sabe dizer ao certo o que isso significa.
Se Lisboa ficasse na Califórnia concordoria sem hesitar com este iluminado, pois o ponto de partida para a confecção deste belo disco é a música dos Beach Boys da fase Pet Sounds/SMiLE, tanto nas harmonias vocais, como na grandiosidade do som spectoriano exibido. Esta referência ganha contornos tão evidentes que, no longuíssimo e genial "Bros", ficamos na expectativa de que a qualquer momento possa irromper o refrão de "I Know There's An Answer".
Contudo, Lennox cita os seus heróis não de uma forma meramente copista, revelando um savoir faire na manipulação dos mais diversos sons e um especial cuidado no detalhe, características que fazem de Person Pitch uma obra que, apesar de ancorada no passado, revela uma contemporaniedade ímpar.
E se um certo experimentalismo aplicado a sons familiares é uma das imagens de marca dos AC, aqui acaba por funcionar como o único senão de um disco quase perfeito, fazendo com que as diferentes partes de alguns temas não "colem" tão bem como o desejado. Deste facto, o melhor exemplo é "Good Girl", ao qual subtrairia o ruído electrónico mesclado com coros tribais da abertura para construir uma das mais belas canções dos últimos tempos.
Não sendo, como alguém já disse, o melhor disco "dos" AC, Person Pitch é companhia altamente recomendável para os dias solarengos que se aproximam, seja em Lisboa ou em qualquer outro lado.

1 comentário:

Shumway disse...

Como já disse antes, estará Panda Bear a caminhar para ser um 21st Century Brian Wilson?