"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 7 de março de 2007

SINGLES BAR #5

BILLY BRAGG
A New England (Charisma, 1983)

I don't want to change the world
I'm not looking for a new England
I'm just looking for another girl

Com estas singelas palavras, retiradas do refrão do seu primeiro single a solo, Billy Bragg definia o móbil primordial do rock'n'roll: as miúdas.
Admirador de Bob Dylan e dos Beatles em doses iguais, Billy Bragg, que antes tinha militado na banda punk Riff Raff, foi desde a primeira hora o grande patriota, amante dos ideais de esquerda, mas que aqui deixava bem claro que antes do cantor de protesto estava o homem, o rocker... Como suporte sonoro à verve de Bragg nos 2 minutos e 15 segundos deste belo exemplar de escrita, os mínimos recursos: apenas uma guitarra eléctrica (!), o que poderá soar estranho e rude a ouvidos menos preparados
Curiosamente, dois anos mais tarde da edição original de "A New England", uma afiliada de Bragg (a molograda Kirsty MacColl) levava uma versão aos lugares cimeiros das charts britânicos.
Mas o bardo também acabaria por ter os seus 15 minutos de fama: primeiro através de split single de caridade com os Wet Wet Wet (!!!), em que levou uma versão de "She's Leaving Home" (The Beatles) ao lugar mais desejado do top, e já em inícios dos anos noventa quando "Sexuality", na qual colaborava o amigo Johnny Marr, se tornou um hit a uma escala mais global.
Mas, para o protest singer, o momento de maior realização terá sido em finais da década passada a filha de Woody Guthrie convidou Bragg para musicar e gravar letras que o pai deixara. Para essas sessões contou com a colaboração dos Wilco e o resultado pode ser apreciado nos dois volumes de Mermaid Avenue.

1 comentário:

dedos-bionicos disse...

ora aqui esta um belo blog...
parabens e continuação