"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 29 de março de 2007

DISCOS PE(R)DIDOS #6

NEUTRAL MILK HOTEL
In The Aeroplane Over The Sea (Merge, 1998)

Passados que estão quase dez anos sobre a edição original do segundo e derradeiro disco dos Neutral Milk Hotel (NMH), é para mim incompreensível como continua tão negligenciado pela maioria do povo consumidor de boa música. Felizmente, a minoria que teve a felicidade de se cruzar com In The Aeroplane... presta-lhe uma devoção só ao alcance das obras maiores.
Parte integrante do colectivo Elephant 6 sediado em Athens (Geórgia), no qual estavam também integrados os Apples in Stereo, The Olivia Tremor Control e Elf Power, caracterizado pela partilha não só de uma certa filosofia como de membros entre as bandas, os NMH gravitavam à volta do excêntrico Jeff Magnum: fundador, letrista e compositor de excepção.
Obra seminal do neo-psicadelismo indie que hoje dá cartas, In The Aeroplane... é, em certa medida um disco conceptual: sem intervalos entre as onze peças que o compõem, alternando momentos de pendor acústico com outros mais "a abrir", tendo como ponte autênticas fanfarras que nos remetem para as marchas fúnebres da Louisiana.
As letras, cantadas com uma paixão que a fragilidade da voz de Jeff Magnum só enaltece, foram, segundo o próprio, inspiradas por sonhos recorrentes com uma família judia na Holanda durante a 2.ª Grande Guerra e da forma como procuravam alguma beleza no meio do horror. Mas a ambiguidade é suficiente para permitir distintas interpretações por parte dos ouvintes.
Após a aclamação crítica, Magnum dissolveu a banda de forma inesperada e nunca justificada e remeteu-se a um longo silêncio, apenas quebrado muito esporadicamente por prestações ao vivo onde as composições de In The Aeroplane... são presença obrigatória.
No entanto, o seu legado está hoje bem presente na fornada de bandas de geeks que dominam hoje o gosto de muitos melómanos, como The Shins, Arcade Fire ou Okkervil River.

5 comentários:

Anónimo disse...

muito boa esta crítica e muito bom o album. Fizeste me tira lo de novo da prateleira. gostava de ter o teu contacto para te enviar alguns cds promocionais.se estiveres interessado dá luz verde para david(at)team.jud.as. abraço e continua o bom trabalho.

Shumway disse...

Mais um excelente tributo.

E digo mais, quando o mundo acordar, "In the Aeroplane Over the Sea" será somente um dos melhores discos da decada de 90.


Abraço

M.A. disse...

David:
Muito obrigado pelo elogio e pela oferta. Segue mail com o meu contacto.

Shumway:
Também espero por esse dia.

Abraço a ambos

O Puto disse...

É um grande disco. Descobri-o há uns meses. Antes tarde que nunca.

Luiza disse...

Fabulosa arte da capa!
Falta-me saber do disco...