"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 29 de abril de 2014

Quem anda à chuva molha-se
















Não é propriamente habitual que músicos já com um quarto de século de carreira ainda tenham algo a acrescentar, como o fez Dean Wareham já na recta final do ano transacto, com aquele que era o seu primeiro EP em nome próprio. Era um trabalho também surpreendente pela forma como chegou, sem grandes parangonas ou sequer pré-aviso, e uma espécie de súmula do trajecto do seu autor, primeiro nos históricos Galaxie 500, depois nos Luna, e por fim com a esposa na dupla Dean & Britta. Era uma visão ao retrovisor algo desencantada, toldada por aquele denso torpor que é característico em Wareham, mas provavelmente o seu registo mais personalizado. Na produção esteve Jason Quever, que como músico responde por Papercuts, e que terá sido o responsável pelos muitos detalhes que Emancipated Hearts vai revelando de forma gradual.

Com a mesma discrição daquele, e quiçá em semelhante estado de graça, chegou há pouco o primeiro álbum, por sinal homónimo, com a preciosa colaboração de Jim James na condição de produtor. Se este não incutiu propriamente a grandiosidade épica que lhe é reconhecida nos My Morning Jacket, terá pelo menos contribuído para que Dean Wareham seja um trabalho mais arejado do que é costume, ainda que dominado pela habitual toada arrastada. Com a marca-de-água da guitarra crepitante, Dean desenvencilha-se do seu próprio passado e, embora ainda a olhar para trás, observa antes o passado da música popular como um todo. Detém-se demoradamente no chamado soft-rock setentista, "género" normalmente votado ao desprezo, mas ao qual incute doses generosas de bom-gosto. Com relativa parcimónia, o autor reflecte amiúde sobre a degradação das relações de longa duração, o que nos leva a colocar a hipótese de que uma eventual ruptura com a companheira possa estar na base destes registos a solo. Só com algum apuro detectamos a ironia latente na sobriedade do discurso, bem como a presença mais ou menos constante de Britta Phillips, discreta mas efectiva.

Love Is Not A Roof Against the Rain by Dean Wareham on Grooveshark
[Double Feature / Sonic Cathedral, 2014]

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