"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O desencanto das sereias

















Foto: Steven Dewall

Ainda aqui há atrasado fazia um diagnóstico do state of the heart da indie-pop no feminino que se vai fazendo nas terras do Tio Sam, apontando um esvaziamento progressivo do nível qualitativo das propostas. No lote incluí as Dum Dum Girls, eventualmente as "rainhas" desta tendência dream/noise pop com vistas para a C86, os Ramones, e os girl-groups de sessentas. Talvez tenha sido algo injusto com as moças, não só porque o último álbum superava a concorrência, mas sobretudo porque, poucos meses antes tinham dada à estampa He Gets Me High, um fulgurante EP que nos deixou a desconfiar do óbvio: a coesão tem maiores probabilidades de acontecer em registos de mais curta duração.

Com o novo, bem recente e mui recomendável End Of Daze, Dee Dee Penny y sus muchachas atestam tal teoria acerca dos pequenos formatos. Com este EP de cinco temas, as californianas vão-se libertando do espartilho das referências óbvias, ao mesmo tempo que revelam na sua mentora uma escritora de canções pop, entre o melodioso e o planante, de excepção. Não que as raparigas tenham inventado a pólvora, pois os ecos das suas influências ainda se fazem notar, sobretudo pela profusão de coros típicos dos grupos femininos de outras eras. No entanto, parecem-me agora perfeitamente assimilados nas canções de cariz (presumivelmente) pessoal de Dee Dee, ela que parece não se preocupar muito em disfarçar as semelhanças vocais com uma Chrissie Hynde. No alinhamento não falta a habitual versão, na circunstância "Trees And Flowers", original da dupla twee/synth-pop escocesa Strawberry Switchblade, transfigurado numa das cinco semi-baladas sombrias, quase trágicas, de End Of Daze. Portanto, e à semelhança do que acontecia no último álbum, alegadamente ensombrado pela morte da mãe da autora, estas canções acentuam algum desencanto. O público masculino das Dum Dum Girls anseia que este advenha agora - o título assim o parece indicar, as letras também - de fissuras no casamento de Dee Dee e o maridinho vocalista dos Crocodiles. Por puro interesse musical, claro, pois a julgar pela amostra em apreço, é matéria para canções de elevado calibre.

 
"Lord Knows" [Sub Pop, 2012]

1 comentário:

O Puto disse...

Confesso que, no ano passado, agradou-me bem mais o EP "He Gets Me High" do que o álbum. Este novo lançamento é uma delícia e confirma a tua apreciação sobre o formato.