"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os bons filhos à casa tornam
















Foto: Jo McCaughey

Podem não ter a projecção de uns No Age ou de uns Wavves, mas o que é certo é que os Times New Viking estavam lá, na linha da frente, do "novo" lo-fi norte-americano. Por eles responde também uma obra substancialmente mais vasta do que a daqueles "concorrentes", inclusive com incursões por algumas das mais gigantescas independentes da terra-natal. Primeiro passaram pela Matador, depois pela Merge Records, sem, contudo, atingirem os níveis de aceitação pública que deles eram expectáveis por parte daquelas editoras.

Goradas as expectativas de uma subida de escalão, os Times New Viking resignam-se com o regresso Sitlbreeze Records, a casa que primeiro os acolheu e a mais uma data de bandas no mesmo comprimento de onda. Para assinalar a ocasião acabam de lançar Over & Over, um EP de seis temas que, por sinal, não é um regresso às massas disformes de ruído dos tempos da anterior ligação entre ambas as partes. Antes pelo contrário, Over &  Over reforça a inclinação para canções dignas desse nome, próximas de merecer o rótulo de pop, algo que o óptimo álbum Dancer Equirred (2011) já introduzia no universo dos TNV. No entanto, as guitarras de pontas afiadas de Jared Phillips e os teclados dissonantes de Beth Murphy, continuam presentes de uma forma nada dissimulada. Os jogos resultantes da combinação da voz desta última com a do baterista Adam Elliot, somados de um maior cunho melódico, são os principais factores que determinam este EP como o melhor conjunto de temas dos TNV até à data. Por agora são apenas uns curtos catorze minutos, que nos deixam a salivar pelo álbum que se adivinha.


"Middle Class Drags" [Siltbreeze, 2012]

Sem comentários: