"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 31 de julho de 2012

R.I.P.



BILL DOSS
[1968-2012]

Morreu, por causas ainda desconhecidas, Bill Doss, vocalista, guitarrista, co-fundador e co-compositor da banda The Olivia Tremor Control, colectivo responsável por alguma da música mais estimulante da década de 1990.

Fundados em 1992 por Doss, Will Cullen Hart e Jeff Magnum, antes desde último abandonar para seguir carreira com os Neutral Milk Hotel, os OTC cedo demonstraram uma obsessão pelas sensibilidades pop de meados de sessentas. Um par de álbuns imersos em The Beatles, The Zombies ou The Beach Boys, e imbuídos de uma forte componente psicadélica, seriam o seu passaporte para o estatuto de banda de culto. Ambos os discos são compostos por um número infindável de temas, que tanto podem ir dos escassos segundos de duração aos 10 minutos. Não obstante a concepção lo-fi, e as múltiplas interferências de bizarria de origens várias, qualquer deles procura seguir um conceito. Music From The Unrealized Film Script, Dusk At Cubist Castle (1996), por exemplo, funciona como uma espécie de banda sonora para um filme surrealista imaginário. Desde o fim dos OTC, em 2000, Doss dedicou-se ao projecto pessoal The Sunshine Fix, uma aproximação experimental ao universo dos Beatles de meados da carreira. De há um par de anos a esta parte, esteve também envolvido na reunião dos OTC, que já havia rendido diversos concertos e até um single, bem como na formação de palco dos The Apples in Stereo.

O nome de Bill Doss fica também registado para a posteridade como um dos fundadores, juntamente com o camarada Will Cullen Hart, Jeff Magnum e Robert Schneider (The Apples in Stereo), do colectivo Elephant 6, um coglomerado de músicos e bandas - e por vezes também editora - com igual afectividade pelas sonoridades psych-pop de outras eras. Para além das bandas dos citados, o colectivo que marcou indelevelmente a produção musical de meados de noventas em diante, incluía afiliados como Beulah, The Ladybug Transistor, Elf Power, ou Of Montreal, entre muitos outros.

 
The Olivia Tremor Control _ "Love Athena" [Elephant 6, 1994]

 
The Sunshine Fix _ Innerstates [spinART, 2004]

3 comentários:

O Puto disse...

Mais uma perda lamentável e prematura para o mundo da música.

M.A. disse...

Agora me arrependo de não os ter visto no Primavera :(

O Puto disse...

Não és o único.