"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Good cover versions #67
















THE COLOURFIELD _ "Can't Get Enough Of You Baby" [Chrysalis, 1985]
[Original: The Toys (1966); Popularizada por: ? and the Mysterians (1967)]




No contexto da história da música popular britânica, Terry Hall é uma figura incontornável. Em rescaldo punk, indicou novos caminhos e granjeou considerável sucesso tanto à frente dos The Specials como dos Fun Boy Three. Depois da curta aventura new wave destes últimos, rumou da ghost town de Coventry a Manchester e lá formou The Colourfield. Antes da subida aos píncaros da crítica com um excelente álbum de estreia, e do flop do segundo e derradeiro, o projecto lançou um punhado de singles nos quais foi desenvolvendo uma linguagem musical em consonância com a intelectualizada pop "sofisticada" da Inglaterra de meados de oitentas. Alguns desses temas preparatórios para voos mais altos eram versões, algo pelo qual Terry Hall sempre teve alguma predilecção. Um dos temas visados foi "Can't Get Enough Of You Baby", curiosamente com uma estrutura em tudo semelhante à versão que o imortalizou. Contudo a suavidade da voz de Hall, a produção "limpa" própria da época, e uma certa aura de romantismo clássico, fazem da versão uma actualização perfeitamente válida para o seu tempo.

Embora originalmente gravado pelo girl group The Toys num registo típico das bandas do género, "Can't Get Enough Of You Baby" conheceu a sua versão definitiva, e aquela que foi revista uma míriade de vezes, um ano mais tarde pela mão de ? and the Mysterians. Hoje votado a uma relativa obscuridade, este colectivo norte-americano de origem hispânica (talvez a primeira banda rock desta etnia a obter sucesso de monta) é nome de referência para os arqueologistas do garage-rock e do chamado proto-punk. Liderados por um carismático Question Mark (de seu verdadeiro nome Rudy Martinez), senhor de um timbre capaz de ir do charme meloso ao grito animalesco num instante, os Mysterians tinham como imagem de marca os riffs desengonçados de um órgão Vox, os mesmos que os Colourfield recuperam logo no início da sua versão. Por isso, faz todo o sentido subverter os factos históricos, e atribuir aos Mysterians a autoria de "Can't Get Enough...".

Sem comentários: