"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Good cover versions #38












THE LEMONHEADS "Different Drum" [Taang!, 1990]
[Original: The Stone Poneys (1967)]

No caldeirão flower-power da Califórnia de finais da década de 1960, os Stone Poneys representam pouco mais do que uma curiosidade para completistas. São lembrados, essencialmente, pela banda que revelou Linda Ronstadt, uma cantora que, nos tempos que correm, preferimos nem lembrar. O outro grande feito dos Stone Poneys foi terem sido os primeiros a gravar "Different Drum", canção escrita para eles por Mike Nesmith (estrela da música e da televisão enquanto membro dos Monkees e compositor de méritos reconhecidos) e que já quase se tornou um standard da música popular. Folk-pop da melhor safra, "Different Drum" exala uma inocência que combina em pleno com a voz e a imagem da Ronstadt de então.
Na etapa inicial da sua existência, os Lemonheads eram apontados - com alguma justiça, diga-se - como um mimetismo imberbe dos Dinosaur Jr.. O ponto de viragem, quer em termos de identidade, quer em termos de afirmação, dá-se com ua versão de "Different Drum", lançada em single em 1990. Deixando para trás a ruideira algo inconsequente, Evan Dando e seus pares alinham agora pelo power-pop profusamente melodioso e carregado de energia juvenil, marcas identitárias das várias encarnações da banda de Boston de então para cá. Para tal, a escolha de um tema que aborda um desencontro amoroso adolescente parece-me mais que acertada. Ao mesmo tempo que nos apresentava uns Lemonheads renovados, "Different Drum" era um dos primeiros sinais da enorme capacidade de Dando para recuperar canções alheias semi-obscuras, tratando-as como se tivessem saído da sua pena.

Sem comentários: