ULTRA VIVID SCENE
Mercy Seat [4AD, 1989]
When I'm in the Mercy Seat I smile
And lay my weapons down
All I ask is for release
No matter what the cost
Menos celebrados que os Pixies ou os/as Throwing Muses, os Ultra Vivid Scene (UVS) são o terceiro vértice do triângulo que constitui a abertura das portas da 4AD às bandas norte-americanas, acontecimento determinate na mudança de azimutes por parte da editora londrina. Quando se fala em em UVS fala-se em Kurt Ralske, músico obcecado com a obra dos Velvet Underground e, durante a maior parte do tempo, único responsável pelo projecto. Se numa fase posterior a composição de Ralske se pautou por uma maior contenção, o primeiro álbum - homónimo - increve-se no grupo dos exploradores dos pedais de distorção que estiveram na génese do movimento shoegazing, clube que integra, entre outros, os Mary Chain, os Spacemen 3, os Loop, e os incontornáveis My Bloody Valentine. Efectivamenete, uma boa porção daquele registo de estreia, e em particular este "Mercy Seat", é percorrida por doses massivas de ruído combinado com melancolia lisérgica. Na letra, destaca-se o recurso a imagens e conceitos da fé cristã, algo tão recorrente na escrita de Ralske como a veia poética que roça o pretensiosismo.
Vai um docinho para o primeiro a identificar o nerdezito caixa-de-óculos do vídeo promocional...
7 comentários:
É o Conan O'Brien!
:D
Quem o caixa-de-óculos? Frio, frio...
Beats me!
Uma pista:
Foi o gajo que disse que éramos todos feitos de estrelas.
O Moby?!
Nunca lá iria!!!
:p
Nem mais! Tem preferência por algum doce em particular?
Muito obrigada.
Mas eu ando a tentar transformar a corda numa linha e por isso vejo-me obrigada a dispensar o prémio. Para além disso, com um empurrão daquela tamanho estava automaticamente desqualificada...
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