"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Good cover versions #33

 

THE MOTORCYCLE BOY "Run Run Run" [Imaginary, 1990]
[Original: The Velvet Underground (1967)]

No tempo em que o pioneirismo experimentalisma dos Velvet Underground desempenhava o papel de inspiração primordial junto do universo indie, sucediam-se amiúde as declarações de amor veladas ao colectivo que Andy Warhol ajudou a promover. Dividido em três volumes, o tributo Heaven And Hell é, porventura, a súmula perfeita da importância que a banda nova-iorquina representava para toda uma geração de músicos apostada em fugir aos cânones da música que habitualmente preenchia os tops de vendas. Nele se encontra representada uma boa fatia do contigente indie da altura, inclusive os Nirvana e os James, dos quais o mainstream ainda não imaginara o boom iminente. No entanto, das trinta faixas apresentadas, a melhor de todas as releituras fica a cargo de uma das bandas com menor visibibilisade no lote: os escoceses Motorcycle Boy, banda de vida efémera nascida das cinzas dos também breves - mas relevantes - Meat Whiplash e Shop Assistants. É no entanto curioso reparar que, ao contrário das bandas originárias, os Motorcycle Boy não mostravam especial apreço pela sonoridade dos Velvets. Nem tão pouco pelo imaginário fifties sugerido pelo nome da banda (personagem interpretada por Mickey Rourke no filme Rumble Fish, de Copolla). Enveradavam antes pela recuperação dos tons garridos do glam de inícios de 1970s, revistos à luz do latente crossover entre música de dança e música de guitarras. É de resto esta a abordagem na versão de "Run Run Run", um irresistível apelo à dança em formato electro-rock, em clara dissonância da desconstrução rock'n'roll do original. A voz planante retêm - e actualiza - as sugestões druggy de Lou Reed.

2 comentários:

Shumway disse...

Realmente foi pena só terem feito alguns singles e um album.
Gostava especialmente do single "Big Rock Candy Mountain"

Abraço

M.A. disse...

Bem vistas as coisas, esta gente não devia gostar de manter os projectos por muito: os Meat Whiplash "duraram" um single, e os Shop Assistants pouco mais. Mas, no caso destes últimos, a influência perdura. Hoje mais que nunca.

Abraço.