"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Forte Knox

 

Em finais da década de 1970, durante menos de dois anos, Chris Knox foi integrante dos Toy Love, dignos representantes do punk-rock em território neo-zelandês. Porém, o lugar nas enciclopédias pop seria assegurado pela próxima aventura musical: os Tall Dwarfs, estetas lo-fi com um estatuto de pioneiros no chamado kiwi-rock, associado de forma indelável à excelsa Flying Nun Records. Os conhecedores da  sua obra - tanto a solo como em grupo -, reconhecem-lhe a capacidade para criar canções (em quantidade e qualidade) de forte cunho pop, apesar das precárias condições de gravação. Esta intensa actividade criativa conheceria uma pausa em meados do ano passado, altura em que Knox sofreu um AVC. Para auxiliar na dispendiosa e difícil recuperação, um grupo de acólitos respondeu prontamente, gravando as 36 versões que se encontram reunidas em Stroke: Songs For Chris Knox, tributo em formato duplo incialmente disponível apenas na Nova Zelândia, mas a partir de 23 de Fevereiro com distribuição global via Merge Records. Além da presença em massa da elite indie-pop neozelandesa (The Chills, The Clean, The Verlaines, The Bats), Stroke conta ainda com a participação de um nada desprezível lote de devotos de outras norte-americanos. Entre eles, Yo La Tengo, Lambchop, AC Newman, Lou Barlow, Bonnie 'Prince' Billy, Bill Callahan, The Mountain Goats, Jeff Magnum, ou o malogrado Jay Reatard. 
Com a pré-encomenda do formato físico, a Merge oferece aos seus clientes a possiblidade de descarrregar de imediato a totalidade da obra em formato digital. Do que é que estão à espera?!


Tall Dwarfs "Nothing's Going To Happen" [Flying Nun, 1981]

Sem comentários: