"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Postais primaveris - Parte I: A nova América indie

Este ano, entre 28 e 30 de Maio, não me vão ver a lamuriar cá pelo rectângulo. Nesses dias, podem-me encontrar no Parc del Forum, em Barcelona, para o meu baptismo no Primavera Sound. Pelo menos, há já férias marcadas e bilhete comprado. Como sempre, o cartaz é extenso e praticamente imaculado (Teenage Fanclub e Titus Andronicus, se não for pedir muito). Nas próximas semanas, o April Skies passa em revista as bandas que mais me aguçam o apetite para a longa maratona que, tenho quase a certeza, me vai deixar de rastos.










CRYSTAL STILTS
Nasceram sob o sol da Florida, mas foi em Nova Iorque que encontraram o habitat natural da sua música, gélida e soturna. No ano passado, um mini-álbum homónimo e o longa-duração Alight Of Night promoveram o encontro dos mestres Velvet Underground (atentem no rapaz mais à direita, sff.) com os discípulos Mary Chain. Consta que o espírito de Ian Curtis pairou livremente pelo estúdio durante as sessões de gravação.

"Shattered Shine"
[Slumberland, 2008]










THE PAINS OF BEING PURE AT HEART

Uma série de lançamentos em pequeno formato fizeram deste quarteto nova-iorquino um nome em crescendo de popularidade na blogosfera. O álbum homónimo, já lançado no início deste ano, confirmou todas as esperanças neles depositadas, convocando as memórias da "era C86", dos Shop Assistants aos My Bloody Valentine dos primórdios. Os benefícios da produção actual realçam o teor de sacarose das canções irresitíveis.

"This Love Is Fucking Right"
[Slumberland, 2009]










VIVIAN GIRLS
Três moças que, para não variar, chegam também da Grande Maçã. No código genético detectam-se parentescos com as girl bands de sessentas (em especial as Shangri-Las), com os injustamente esquecidos Black Tambourine, e com uma extensa família fuzz rock. No ano passado, foram uma das apostas ganhas deste blogue com o álbum homónimo de estreia, todo ele composto por faixas curtas ao melhor estilo ramoneano.

"Where Do You Run To"
[In The Red, 2008]

5 comentários:

O Puto disse...

Se não falarmos entretanto, boa estadia e bons concertos. Ai que inveja (mas da boa)! Abraço!

eduardo disse...

vai ser cá uma barrigada de musica!

strange quark disse...

Bons concertos! Vemo-nos nos Wilco?

M.A. disse...

Com as energias que me restarem, vemo-nos nos Wilco, sim senhor! Até porque a viagem de regresso está marcada para domingo de manhã.

Abraços!

Shumway disse...

Realmente é de saber inveja.
Excelente proveito :-)

Abraço