"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Postais primaveris - Parte II: Warped

... e à data do segundo episódio desta pequena saga, estão resolvidas todas as questões logísticas!










APHEX TWIN
Nascido na Irlanda, mas criado no condado inglês da Cornualha, Richard D. James é, inegavelmente, o enfant terrible da electrónica. Figura omnipresente ao longo de toda a década de 1990, percorreu sub-géneros como o ambient, o techno, ou o drill and bass, sempre com uma vontade imensa de experimentar. Dos inúmeros alter egos assumidos, destaca-se como Aphex Twin, personagem enigmática e controversa que carrega consigo uma certa aura sinistra, exemplarmente potenciada pelos geniais vídeos criados por Chris Cunningham. Significativamente menos produtivo na presente década, continua a dedicar-se à arte da remistura, na qual é exímio.

"4"
[Warp, 1996]











SQUAREPUSHER
Tom Jenkinson, o homem que se esconde sob a entidade Squarepusher, é filho de um músico jazz. Inevitavelmente, esta herança evidencia-se na sua música, que parte de uma matriz jungle e drum'n'bass, mas não conhece amarras à liberdade estética. Revelado pela editora Rephlex, de Richard D. James, transitaria tal como este para o roster da Warp. Com o citado, tem em comum um gosto pelo abstraccionismo, embora mais contemplativo, menos incisivo. Costuma afirmar que a inspiração para a criação das suas paisagens sonoras vem do surrealismo dos sonhos. Extremamente prolífero, tem no recente Just A Souvenir (2008) várias aproximações ao formato canção.

"Planet Gear"
[Warp, 2008]

2 comentários:

O Puto disse...

Há uns poucos anos, Squarepusher registou uma versão de "Love Will Tear Us Apart".

M.A. disse...

Precisamente. Uma senhora versão! Um destes dias, ainda a hás-de ver na rubrica correspondente.

Abraço!