"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 19 de abril de 2009

R.I.P.


J.G. BALLARD
[1930-2009]

Morreu hoje, vítima de cancro da próstata, J.G. Ballard, romancista britânico e figura de proa da nova vaga da ficção científica. Escritor controverso, chegou ao grande público através das adaptações cinematográficas de Crash, por David Cronenberg, e do auto-biográfico Empire Of The Sun, por Steven Spielberg. No universo da música popular, o mundo oprimido pela tecnologia e o erotismo disforme característicos da obra de Ballard tiveram um impacto desmedido, com especial incidência no período pós-punk: Ian Curtis escreveu "The Atrocity Exhibition" a partir do romance homónimo, e os Comsat Angels foram repescar o nome a um conto da sua autoria. Foi também nas distopias ballardianas que Gary Numan se inspirou para escrever este fabuloso tema do clássico Replicas:


Tubeway Army "Down In The Park"
[Beggars Banquet, 1979]

2 comentários:

LN disse...

Nice blog. ;)

strange quark disse...

De Ballard, infelizmente, nada li, mas deste Gary Numan posso dizer que é talvez a melhor herança assimilada que adveio da trilogia berlinense do Bowie. Um belíssimo disco cujo nível os Tubeway Army (ou Gary Numan, como preferirmos) não conseguiram repetir e nem chegar lá perto.

Abraço