"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 2 de janeiro de 2007

O COMEÇO...

Corria o ano de 1987 quando pela primeira vez ouvi esta música tocada por uma banda de rapazes com cabelos desalinhados provenientes de Glasgow. Foi nesse dia que o teenager que eu era na altura percebeu que havia algo mais interessante do que a música que habitualmente povoava os tops. Convencionou chamar-se a essa música indie pop, ou indie rock, conforme os casos. O seu período de ouro decorreu algures entre a segunda metade da década de oitenta e a primeira da década de noventa do século passado, tendo então produzido alguns dos melhores exemplares que a música popular conheceu nos últimos 20 anos. É certo que nem todas as bandas que lhe estão conotadas foram brilhantes, sobretudo na parte da execução técnica, mas a paixão e a emoção com que o faziam eram únicas... Por alturas dos fenómenos da dance music e da britpop o "género" perdeu algum do seu fulgor, e isso reflectiu-se numa perda de destaque nos media. E é isto que este blogue agora inaugurado pretende destacar: os heróis do passado e as revelações do presente. E, num momento em que o a cena neo-postpunk começa a tornar-se uma cena neo-neo-romântica (history repeating...), o novo indie parece ganhar nova vida, como as edições dos últimos meses o atestam.
Sejam então bem vindos todos os interessados... e um grande 2007!

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma casa dedicada ao "indie". Parece-me bem...

Espero que a aventura pela blogosfera se prolongue, há uma grande falta de cultura Pop por estas bandas.

O Puto disse...

Ficarei atento, sr. M. A.
Ano novo, vida nova.
Abraço!

Rai disse...

Hey! parece-me bem...WELCOME!!
abraço e um Excelente 2007

M.A. disse...

Muito obrigado a todos (as) pelo apoio. Vou tentar estar à altura do "desafio", com actualizações de acordo com aquilo que o tempo disponível permitir.
Beijos & Abraços!