"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

DISCOS PE(R)DIDOS #2

DROP NINETEENS
Delaware (Caroline, 1992)

Do imenso rol de bandas conotadas com o movimento shoegazing, que assolou as tabelas independentes do Reino Unido em inícios da década de 1990, os Drop Nineteens tinham a particularidade de serem os únicos provenientes de terras do Tio Sam. Originiários de Boston, cidade que num passado recente havia revelado nomes fundamentais como Dinosaur Jr., Pixies, Throwing Muses, ou Galaxie 500, os Drop Nineteens eram peixe fora de água no caldeirão indie norte-americano. A sua música, obviamente devedora da influência My Bloody Valentine, encontrava paralelo em bandas britânicas como Ride e Chapterhouse. Chega a ser caricato que o longo tema "Kick The Tragedy", basicamente instrumental, é apenas pontuado pela voz falada da segunda vocalista Paula Kelley num claro sotaque british.
A abrir o álbum, e ao bom estilo shoegazing, a faixa título é uma espécie de intro, onde a voz de Greg Ackell aparece apenas por volta dos dois minutos. Não fosse a voz, e juraríamos estar na presença de uns Mogwai dos primórdios. "Winona", uma espécie de indie hit de então, passados 15 anos consegue hoje manter toda a sua frescura pop incólume. Por seu turno "Angel", com as suas guitarras byrdsianas, figuraria com distinção no álbum Nowhere dos Ride. Num disco propício a uma audição na íntegra, poderemos ainda destacar a faixa "My Aquarium", um dueto entre os dois vocalistas, em que os contrastes entre a voz masculina e feminina proporcionam o momento mais belo de Delaware.
Logo em 1993, e após algumas mexidas no seio da banda, os Drop Nineteens editaram National Coma, o seu segundo álbum. Filiado já nas correntes da música independente americana de então, National Coma é, no entanto, mais um belo disco infelizmente ignorado.
Após a dissolução da banda em 1995, vários membros dos Drop Nineteens enveredaram por outros projectos, quer em bandas, quer a solo, sem terem alcançado resultados visíveis.
We miss you so much boys & girl...

Sem comentários: