"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

O HOMEM VIVE!

Depois de anos a fio dedicados a carpir canções de embalar para balzaquianas e a entoar hossanas ao Senhor, eis que Nick Cave, qual Fénix renascida, regressa do estado neo-burguês em que se encontrava para fazer aquilo que melhor sabe fazer: canções no fio da navalha. Nesta nova aventura intitulada Grinderman tem a companhia de três velhos cúmplices, todos eles dos Bad Seeds: Warren Ellis (também dos Dirty Three), Martyn P. Casey (antigo membro dos lendários The Triffids até à dissolução em 1990), e Jim Sclavunos (que já passou pelos Sonic Youth e The Cramps, entre outros). Pelo visual adoptado, os músicos poderiam bem fazer parte do elenco de filme The Proposition, para o qual Cave escreveu o argumento. O álbum homónimo está agendado para 5 de Março e, servindo de aperitivo, a banda disponibilizou já duas faixas no MySpace: Get It On e No Pussy Blues. As faixas agora disponíveis são dois petardos de garage-rock-blues que nos fazem recuar até aos tempos desse combo doentio que dava pelo nome de Birthday Party. Em relação a estes pode até dizer-se que os Grinderman ficam a ganhar: mantém-se a visceralidade e, ao mesmo tempo perde-se aquele pendor niilista e naïf que a inexperiência e os devaneios narcóticos de então impunham.

3 comentários:

Anónimo disse...

Lembras-te do concerto no Coliseu dos Recreios? Na altura fiquei com a sensação de ter estado a assistir a uma cerimónia, plena de fervor espiritual, de uma qualquer seita religiosa americana, mas em tons de negro.

Já ouvi uma canção deste novo projecto. Pareceu-me promissora.
A ver vamos...

Clara

O Puto disse...

Gostei do ar dirty dos temas disponibilizados.

M.A. disse...

Back to the old times! Confesso que já não esperava nada de jeito vindo destes lados, mas no entanto...bela surpresa!