"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 11 de junho de 2013

Singles Bar #85








MANIC STREET PREACHERS
Motorcycle Emptiness
[Columbia, 1992]



Sempre disse que os Manic Street Preachers nunca foram uma banda de músicos excepcionais, nem sequer particularmente original, mas a seu favor têm uma entrega à causa rock'n'roll invulgar, algo do qual não duvidamos da genuinidade. Ao contrário das novas bandas de hoje em dia, que são de imediato motivo das maiores parangonas, levaram anos a aprimorar com sucessivos singles que passaram mais ou menos despercebidos até nos circuitos independentes. Subiram a pulso e gradualmente, e mal chegados lá acima, fizeram questão de espalhar o seu manifesto, que incluía aquela arrogância que encontramos apenas nas grandes bandas e que a maioria das novas tem mais falta de engenho do que propriamente vergonha para ostentar.

Logo ao primeiro longa-duração, não se fizeram rogados e atiraram logo com um álbum duplo com o plano pouco secreto da conquista do mundo. Generation Terrorists não logrou tal feito, mas pelo menos conquistou um grupo de devotos alienados dos ditames do rebanho da maioria. Grupo esse que cresceria exponencialmente quando "Motorcycle Emptiness" foi lançado como single, já o quinto a ser extraído do álbum. Este tema, tantas vezes vilipendiado pelos muitos detractores dos Manics pela sua sobreexposição, tem todas as características para ser elevado àquela restrita categoria dos hinos rock. Com um riff orelhudo e um refrão em jeito slogan, algo a que a militância política da banda nos habituou, é um tema imediato e que se dispõe a ser entoado por grandes massas a plenos pulmões. A letra, escrita pela dupla Richey Edwards e Nicky Wire, tendo como ponto de partida um poema do irmão deste último, é do mais poeticamente subtil por eles criado. Inspirando-se no livro Rumble Fish, da escritora S.E. Hinton, os dois letristas apelam a uma juventude, solitária e alienada, que se vê confrontada com um mundo submisso às regras do consumismo. Tem o teor político habitual nos Manics, mas tem também aquele lado tão humanista que era característica dos escritos do desaparecido Richey, ele próprio um dos mais ilustres alienados da geração de noventas. Impressionante é também a paixão que James Dean Bradfield, na altura na posse de todo o vigor da juventude, coloca ao cantar algo que não é da sua própria autoria. Tenho de vos confessar que, ainda hoje, de cada vez que escuto "Motorcycle Emptiness", preferencialmente no esplendor dos mais de seis minutos da versão do álbum, sou sacudido por arrepios, não só pelas memórias de outrora que suscita, mas também pela carga emocional que a canção ainda é capaz de provocar. Um eterno rebelde do género romântico, eu...


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