"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 4 de junho de 2013

Na mina de ouro

















Com as facilidades de, no presente, se escutar ou até adquirir música gratuitamente, começam a escassear as vezes em que sou surpreendido por concertos de bandas das quais mal ouvi falar. Longe vão os tempos em que a programação criteriosa da ZdB permitia idas a concertos quase às cegas, com a garantia quase absoluta de vir de lá regalado com mais uma descoberta. A memória remeteu-me para esses tempos há poucos dias, por ocasião do Primavera Sound de Barcelona, mais concretamente com o concerto dos Parquet Courts, norte-americanos de Brooklyn dos quais até aí conhecia apenas o nome.

Pesquisas posteriores levaram-me a saber que um dos vocalistas deste quarteto (Andrew Savage) é uma das metades da esquizofrenia fusionista dos Fergus & Geronimo, o que faz todo o sentido se tivermos em conta que também os Parquet Courts são dados ao absurdo bem-humorado. No entanto, nestes últimos, a vertente rock, com acento post-hardcore, leva a primazia sobre a descendência da música negra daqueles. Em Light Up Gold, o segundo álbum que tem rodado com insistência nos últimos dias, a banda faz questão de nos remeter para o período dourado do indie-rock ianque de noventas, mais concretamente para a secura quase sarcástica de bandas como os Pavement ou os Archers of Loaf dos primórdios. Neste disco, inicialmente editado em finais do ano passado mas já relançado com maior visibilidade em 2013, os temas curtos e directos vivem da tensão da repartição das vocalizações de Savage com Austin Brown, em constante duelo com as guitarras, ríspidas e secas. A estrutura dos temas, normalmente uma espécie de punk abastardado da família arty, bem como a sua habitual curta duração, também nos relembram as primeiras aventuras dos seminais Wire. Convém esclarecer que, não obstante as referências mais ou menos óbvias, mas combinadas com sobeja subtileza, Light Up Gold é algo mais que a soma das partes, arriscando-se, inclusive, a ser eleito um dos discos mais personalizados destes recentes tempos de constante retorno.

Borrowed Time by Parquet Courts on Grooveshark
 
Stoned and Starving by Parquet Courts on Grooveshark
[Dull Tolls, 2012 / What's Your Rupture?, 2013]

Sem comentários: