"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Manobras de diiversão

















Mais do que uma banda propriamente dita, os DIIV são, na sua essência, ideia da cabeça de Zachary Cole Smith, ele que também ocupa parte do tempo como guitarrista dos Beach Fossils. Por explicar ainda está o pequeno retoque no nome do projecto que deu a conhecer os primeiros temas como Dive, alegadamente em honra do tema dos Nirvana com este título. Não se pense, contudo, que os DIIV sejam executantes de uma sonoridade daquelas mosntros sagrados. Digamos, de forma simples, que são antes devotos da indie-pop britânica pós-C86 que tanto impressionou o jovem Kurt Cobain.

Até aqui, nada de extraordinariamente novo, se tivermos em conta que já são incontáveis os jovens ianques que gostam de recuperar aqueles gloriosos tempos pop a partir da solidão dos seus quartos. Com efeito, Oshin, o primeiro álbum recentemente editado, tem até um bom punhado de temas que tresandam a amadorismo caseiro, confeccionados naquele estado de quem passa os dias apenas semi acordado. O que talvez distinga Cole Smith da "concorrência" é que, para além destes temas mais decorativos de vocalizações quase imperceptíveis, tem para oferecer canções pop escorreitas em igual número. Nestas últimas, a voz desinibe-se e as guitarras cristalinas traçam encantadoras linhas melódicas. Posso ainda dizer-vos que a alternância da "baixa-fidelidade" com os temas mais trabalhados faz de Oshin um disco de sã variedade. Ao ponto de afirmar, sem hesitações, que o rapazola Cole Smith passou a perna à banda que normalmente de dá "emprego".

 
"How Long Have You Known?" [Captured Tracks, 2012]

1 comentário:

O Puto disse...

Já escutei o disco em streaming e é viciante.