"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Pássaros feridos

















Ingleses de Londres, os Two Wounded Birds mais parecem saídos da América de outras eras. Foram notados por estas bandas há uns dois anitos, na altura em que editaram um belíssimo EP de canções de uma pop de recorte clássico essencialmente imersas no espírito surf, mas também com umas pinceladas de doo-wop e rock'n'roll de travo antigo. Com tais características, não surpreende que tenham tido como "padrinhos" os norte-americanos The Drums, reconhecidos por se moverem nos mesmos territórios.

Como fervoroso adepto de tais sonoridades tratadas à luz da actual indie-pop, não podia estar mais expectante em relação ao primeiro longa-duração desta rapaziada. E não é que Two Wounded Birds, o disco lançado há poucos dias, cumpre em pleno as esperanças nele depositadas? Não só cumpre as premissas do EP, como expande a paleta para uma pop de tons mais sombrios, um pouco à semelhança dos também mui recomendáveis Veronica Falls. Tem também um par de temas de uma melancolia suavizada pelo sentir juvenil, um deles o nosso bem conhecido "My Lonesome", no qual o vocalista Johnny Danger pede meças tanto a Chris Isaak como a Richard Hawley. Contudo, as melodias ensolaradas continuam a merecer a nota de destaque, num conjunto de temas que nos fazem recuar até tempos em que a pureza pop ainda não tinha sido corrompida. Consta que o mestre Brian Wilson já tenha dado a sua aprovação a pérolas deste calibre:

"If Only We Remain" [Holiday Friends, 2012]

Sem comentários: