"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Singles Bar #58








BOURGIE BOURGIE
Breaking Point
[MCA, 1984]




Glorificada neste estabelecimento e noutros similares, a pop escocesa ainda esconde muitos e valiosos segredos. Um deles, e dos mais inexplicáveis casos de obscuridade, é Paul Quinn, tanto mais que foi o principal responsável pelo colossal Will I Ever Be Inside Of You (1994, creditado a Quinn e ao colectivo de semi-estrelas The Independent Group), disco de um romantismo dramático fora de uso que cruza genes de Bowie, Scott Walker, e Billy Mackenzie. Isto, para além das colaborações com os amigos e conterrâneos The Nectarine No. 9 ou Edwyn Collins, que não conheceram melhor sorte.
Antes de todas essas experiências, um Paul Quinn ainda jovem já tinha conhecido o sabor amargo do fracasso à frente dos Bourgie Bourgie (o nome é corruptela de um hit menor de Gladys Knight & The Pips), banda que prometia altos vôos, incluindo o lançamento de álbum por uma major. Tal nunca viria a acontecer, e os Bourgie Bourgie ficar-se-iam por um par de rodelas de 7" que ajudaram a criar expectativas elevadas em seu redor. A primeira delas tinha como tema principal "Breaking Point", exemplo acabado da sofistificação e elegância pop de meados de oitentas, com recurso despudorado a cordas exuberantes e teclados ostensivos. Prejudicada pelos defeitos e excessos característicos das produções da época, ainda incapazes de usufruir com alguma contenção dos avanços tecnológicos, a canção deixa, no entanto, fluir a elasticidade da voz de Paul Quinn, já a ensaiar a intensidade expressiva da fase madura. No reverso da medalha, o b-side "Aprés Ski" é expressão de um híbrido "funk branco" que remete para algumas descendências de Bowie em período pós-punk. Embora ambos os temas estejam presos num casulo do tempo, valem sobretudo como documento do primeiro papel principal de uma voz singular, até aí quase exclusivamente remetida aos backing vocals em projectos que gravitavam à volta da histórica Postcard Records.

"Breaking Point"

"Aprés Ski"

1 comentário:

Shumway disse...

Epá, este é mesmo bem sacado.
Tenho lá o vinil que arranjei a muito custo, na zona de Nothing Hill a cerca de quinze anos.
Não me arrependo nada de ter dado umas £5 por ele.
Uma joia.

Abraço