"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 23 de janeiro de 2011

10 anos é muito tempo #25








LOW
Things We Lost In The Fire
[Kranky, 2001]




Com os Low tudo se desenrola lentamente, quer a progressão de cada tema, quer as evoluções na sonoridade monolítica que fez deles nome de referência no chamado slowcore. De tal forma que, foram precisos seis álbuns e muitos EPs para que, sem recorrer a uma escalpelização exaustiva de cada disco, se notem progressos significativos na sua música. Talvez por isso, aos iniciados recomendo o início da abordagem ao universo dos Low com Things We Lost In The Fire, o tal sexto álbum que faz a ponte entre a melancolia em câmara lenta dos primórdios e as aproximações a um formato canção mais convencional dos lançamentos mais recentes.
A primeira grande alteração relativamente ao passado é desde logo notada nas secções de cordas, nos pianos, e nos sopros, que, subtilmente, enriquecem a matriz de voz, guitarras, e bateria esparsa. Igualmente notória é a presença assídua das harmonias vocais, truque com o qual o casal composto por Alan Sparhawk e Mimi Parker injecta beleza etérea onde antes havia frio glaciar. A título de exemplo, oiçam-se "July", "Kind Of Girl", ou "Closer", todos eles espécimes do bom uso do contraste das duas vozes, grave e pesarosa a dele, delicada e pacificadora a dela. Apesar das cedências à luminosidade, ... Lost In The Fire tem ainda os seus momentos sombrios, como são os casos de "Laser Beam" e "Whore", ambos maioritariamente vocalizados por Parker. O primeiro resulta numa espécie de canção-de-embalar sinistra, com a voz suspensa sobre a guitarra em serviços mínimos, enquanto que no último, a tensão dos momentos mais elevados serve para sugerir um ritmo de marcha fúnebre. A introdução dos sons mais explosivos, e mais próximos de um formato rock, chegam por intermédio de "Dinosaur Act", tema de um refrão marcante com voz a plenos pulmões e guitarra ruidosa. Porventura, seria esta a canção mais imediata do extenso reportório dos Low, não fosse o derradeiro "In Metal", tema ritmado e inspirado pelo recente nascimento da primeira filha do casal que encabeça a banda. Tal acontecimento parece também ser abordado no inaugural "Sunflower", se bem que neste, um tétrico "When they found your body", a abrir, lance alguma ambiguidade.
Tal como o anterior Secret Name (1999), gravado nos seus estúdios de Chicago por Steve Albini, ... Lost In The Fire tem o condão de deixar respirar os instrumentos, sem recurso a quaisquer artifícios, consumando uma vez a pureza musical que é marca registada de tão experimentado "produtor".


"Sunflower"


"Dinosaur Act"


"In Metal"

Sem comentários: