"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

R.I.P.


JOHN BARRY
[1933-2011]

John Barry pertenceu àquele grupo restrito de compositores para cinema cujos scores sobrevivem fora do grande ecrã, muitas vezes superando em interesse a obra filmada a que servem de suporte. Apesar de o seu nome ser indissociável da série de filmes 007, não deixa de ser caricato que, ao contrário do que é do conhecimento comum (canais de televisão generalista incluídos), não lhe pertença a autoria do "tema" do famoso agente secreto. Mas a obra de Barry para cinema, iniciada em filmes de produção britânica, não se resume a James Bond, e espalha-se por muitos dos clássicos da Sétima Arte. O seu estilo distinto caiu nas boas graças da conservadora Academia de Hollywood, que o galardoou uma mão cheia de vezes. Um enfarte vitimou-o fatalmente no dia de ontem. Parte o criador, ficam as peças musicais, em muitos casos entranhadas no subconsciente de várias gerações.


"Midnight Cowboy" [United Artists, 1969]

1 comentário:

eduardo disse...

soube agora do falecimento.
Para a história ficam trecho sonoros memoráveis. Tenho uma compilação dos seus trabalhos e regra geral pico sempre uma ou outra nos dj sets.