"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Under a billion suuns













Chamam-se Suuns mas já responderam pelo nome de Zeroes, designação que se viram obrigados a abandonar por imposição legal. Vêm de Montreal, no Canadá, e confessam-se admiradores tanto dos Talking Heads como dos Fugazi. Tão díspares influências evidenciam-se na sua música, a um tempo imbuída de sentido rítmico, e a outro alinhada pela afronta dissonante. Porém, a todo tempo, pautada por um ambicioso espírito de aventura que encontra paralelo em algumas das propostas mais arrojadas filiadas nas correntes kraut-rock e post-punk.
Pressente-se alguma ironia no título do debute Zeroes QC, motivo para um dos hypes do momento nos diversos canais de divulgação musical registado sob a batuta do experimentado Jace Lasek (The Besnard Lakes). E, justiça seja feita, por uma vez, tenho de admitir que todo o burburinho é justificado, sobretudo quando os Suuns casam a electrónica blippy e de tons negros com as notas fustigadas e repetitivas que emanam das guitarras. Em jeito de comparação eventualmente redutora, sugiro que se imagine uns HEALTH irremediavelmente rendidos aos formato canção. Menos conseguidos, e talvez sinais de alguma indefinição, são aqueles temas em que a aposta no elemento digital é mais notória. Contudo, apenas um pormenor de somenos importância num disco que, no vasto campo das electrónicas, parece ser o único do corrente ano capaz de ombrear com o do compatriota Dan "Caribou" Snaith. Ou, visto de outra forma, justa compensação para os flops de diferentes proporções de These New Puritans e Foals. Curiosamente, se soasse mais a uns tais de Clinic, o tema que promove Zeroes QC corria sérios riscos de resvalar para o plágio:

"Up Past The Nursery" [Secretly Canadian, 2010]

2 comentários:

Gravilha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gravilha disse...

grande disco, imprescindivel complementar com o Zeroes EP, que ainda por cima é de borla! tem um som diferente do album: por ex. Arena, soa melhor no EP que no Zeroes QC.
abraço,