Mesmo o cidadão mais atento às recentes movimentações na slumberlândia, dificilmente consegue acompanhar as edições em catadupa do último par de anos. Por vezes, há discos que só muito depois do seu lançamento me chegam aos ouvidos. Aconteceu-me recentemente com Received Pronunciation (2009), o quinto e último dos Pants Yell!. E aqui o "último" deve mesmo ser levado à letra, pois o trio responsável pela sua concepção encerrou actividade há já coisa de meio ano. A banda, que já andava nestas lides desde os teve a sua génese na metrópole de Boston, centro já com história no universo indie, berço, por exemplo, dos Dinosaur Jr., The Lemonheads, Pixies, ou Galaxie 500. Contudo, Received Pronunciation rompe com qualquer linhagem daquela cidade ao enveredar por uma sonoridade profundamente enredada nas malhas do twee-pop. Curiosamente, para não dizer paradoxalmente, neste canto do cisne, os Pants Yell! revelam-se mestres já amadurecidos na arte da canção pop sem artifícios. Ao todo são nove faixas em escassos 26 minutos que a própria editora situa na intersecção do hiper-romantismo dos Go-Betweens com as crónicas de minudências dos Belle & Sebastian. Acrescentaria que, dos primeiros, os Pants Yell! apreenderam a intemporalidade melódica, enquanto que, dos últimos, herdaram o apelo pela normalidade.
Entretanto, descoberto o filão, está já nos primeiros lugares da lista de espera o anterior e sugestivamente intitulado Alison Statton (2007). De um disco que leva na capa o nome da vocalista dos Young Marble Gisnts imagina-se o conteúdo... Ou talvez não...
"Someone Loves You" [Slumberland, 2009]
Sem comentários:
Enviar um comentário