"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sábado, 7 de novembro de 2009

I was waiting for my mag





















Cliente fiel da Uncut vai para dez anos, tenho vindo a notar um decréscimo de interesse dos conteúdos nos últimos quatro/cinco, de certa forma em sintonia com produção musical. Neste período, repetem-se as capas com os Stones, com o Springsteen, com o Dylan, com os Grateful Dead, ou com os Beatles, ao ponto de deixar o mais indefectível verdadeiramente enfastiado. E, no caso dos últimos, sei do que falo... O bater-no-fundo terá mesmo sido a lista dos 150 "melhores" álbuns da década publicada na edição do mês passado, com escolhas de gosto duvidoso dignas de uma Q...
E, eis que a redenção surge já no mais recente número, com a melhor edição da revista em mais de meia década. Na capa, os incontornáveis Velvet Underground, no interior um artigo com os primeiros anos da relação artística e pessoal algo acrimoniosa de John Cale e Lou Reed, nas palavras do primeiro, e, para mais, recheado com fotos inéditas. Há ainda outras matérias de interesse com Edwyn Collins; Purple Rain (o filme) do pequeno génio que dá (ou dava?) pelo nome de Prince; o making of do clássico indie "Freak Scene", dos Dinosaur Jr.; o maverick Graham Coxon; a história resumida das Slits, a propósito do regresso das percursoras do movimento riot grrrl; e ainda a resenha da reedição comemorativa dos 20 anos de Bleach, o primeiro álbum dos Nirvana, com depoimentos de alguns intervenientes. A cereja no topo do bolo é o habitual CD gratuito, provavelmente o melhor dos doze anos e meio de história da revista, com quinze temas a prestar vénia ao legado de Reed, Cale & C.ª. Entre as escolhas criteriosas desta "revolução de veludo" contam-se temas fabulosos de Suicide, Smog, Vivian Girls, The Feelies, Thee Oh Sees, Loop, The Black Angels, e esta pérola das eminências escocesas que ousaram combinar a rugosidade dos VU com o acetinado da soul para "inventar" o indie pop:


Orange Juice
"Blue Boy" [Postcard, 1980]

2 comentários:

eduardo disse...

não costumo comprar mas consigo sempre folhear, e estou a ponderar em adquirir este número pois já não era sem tempo a mudança dos suspeitos do costume e o cd é apetecível.

strange quark disse...

Eu, que muito raramente compro revistas musicais (há outras mais importantes para mim que me consomem o orçamento), na passada 6ª feira filei estas dos escaparates da Bertrand. Foi imediato, a prever a excelente reportagem sobre os VU. E o CD é excelente. Pena é que não tenham incluído um tema dos Spacemen 3.

Quanto à lista, não a conhecia, e concordo contigo. Esperava algo mais arrojado por parte destes tipos.