"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Singles Bar #36




















TEENAGE FANCLUB
The Concept [Creation, 1991]

"She wears denim wherever she goes
Says she's gonna get some records by the Status Quo
Oh yeah...Oh yeah...

Still she won't be forced against her will
Says she don't do drugs but she does the pill
Oh yeah...Oh yeah...

I didn't want to hurt you oh yeah...
I didn't want to hurt you oh yeah..."

Bandwagonesque, o álbum que firmou os Teenage Fanclub como uma das mais relevantes bandas da década de 1990, abre precisamente com o tema que pode ser visto como o paradigma da sonoridade deste colectivo escocês: um bem sucedido cruzamento do power pop do primeiro disco dos Big Star com as harmonias vocais beatlescas, devidamente condimentado com uma generosa dose de distorção, ao bom estilo nineties. Facto pouco comum em temas extensos, é que, nos seus mais de seis minutos de duração, "The Concept" tem um invulgar apelo pop, tanto na melodia eficazmente catchy, como nas inanidades juvenis da letra. Composta por dois segmentos distintos, um primeiro mais ortodoxo e cantado, um segundo semi-instrumental pontuado por sons onomatopaicos, "The Concept" não desperdiça sequer um dos seus 367 segundos. Na sua segunda parte, estabelece maiores afinidades com os Nirvana que qualquer um dos combos de Seattle normalmente associados ao grunge.
Agora que a "Polícia do Tubo" vo-lo permite, aproveitem para ver e ouvir "The Concept" na sua versão encurtada todas as vezes que vos apetecer.