"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Good cover versions #27









BUTTHOLE SURFERS "American Woman" [Touch and Go, 1986]
[Original: The Guess Who (1970)]

Os canadianos The Guess Who são o caso típico da one hit wonder. Praticantes de um southern rock muito em voga em inícios da década de 1970, tiveram o mérito de serem os primeiros artistas canadianos a atingir o lugar cimeiro do top em terras do Tio Sam. Apesar do sucesso massivo, o facto de serem estrangeiros não os livrou de serem acusados de chauvinismo pelo modo como se dirigiam à "mulher americana". No fundo, os rapazes mais não eram do que solidários com essas mulheres que viam partir os seus mancebos para uma guerra sangrenta e sem sentido no extremo oriente.
Nas mãos dos texanos Butthole Surfers (BH), um dos mais subversivos colectivos da história da música popular, é de esperar que "American Woman" sofra uma transformação radical. Exercício de puro experimentalismo desconstrutivista, a versão dos BH é movida por uma percussão demolidora, marca identitária da banda que, à data, contava com dois bateristas. Nas guinadas desconexas da guitarra e na voz vocodorizada e imperceptível de Gibby Haynes subjaz a demência derivada do consumo continuado de substâncias psicotrópicas. Comparativamente, a bem conhecida versão de um tal de Lenny não passa de puro saudosismo com o intuito de recolher dividendos.
Facto histórico: produzida por Kramer, figura proeminente da música independente norte-americana e membro temporário dos BH, "American Woman" foi o primeiro tema registado no Noise New York, estúdio então recém inaugurado por aquele.

2 comentários:

eduardo disse...

A versão que eles fizeram do "Hurdy Gurdy Man" do Donovan ainda é melhor. E se não me falha a memória também fizeram do "Never Understand" dos JAMC.

M.A. disse...

Muito boa a versão do Donovan, de facto. A dos JAMC desconheço em absoluto. Mas hei-de investigar...