"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

UMA VISÃO (PARCIAL) DA QUEDA

Reunir a discografia completa dos The Fall será tarefa herculeana (e dispendiosa) mesmo para o mais dedicado dos seguidores. Afinal são já trinta anos de edições em catadupa!
Compilação que abranja este manacial de música de forma satisfatória, devido às constantes mudanças de editora, só conheço uma: 50,000 Fall Fans Can't Be Wrong (Sanctuary, 2004) que, curiosamente, nunca vi à venda por cá.
Face a estas dificuldades, eis como, com dedicação e alguma dose de selectividade, consegui ficar com uma visão abrangente da imensa obra de Mark E. Smith e sus muchachos (muitos, diga-se), desde os primeiros passos até ao súbito "renascimento" neste novo século (em quatro disquinhos apenas):

It's The New Thing! - The Step Forward Years (Castle, 2003)
Representativa do período passado na Step Forward (1978-1980). São os primeiros tempos de uma banda que, apesar de alguma inexperiência, ganhava visibilidade (e marcava a diferença) no cenário post-punk britânico.


Totally Wired - The Rough Trade Anthology (Castle, 2002)
O crescimento dos The Fall foi assinalado com a tranferência para a mais importante editora independente de então, pela qual tiveram duas passagens (1980-82 e 1983), devidamente documentadas nesta compilação dupla.



458489 A Sides (Beggars Banquet, 1990)
Entre 1984 e 1989 os The Fall viveram o seu período de maior sucesso comercial, com algumas aproximações aos tops mainstream. Esta compilação reúne os singles editados nesse intervalo pela Beggars Banquet. Como complemento, existe também uma colecção de lados B.


A World Bewitched (Artful, 2001)
A década de 1990 é assinalada por algum ocaso mediático, não obstante o fulgor criativo se ter mantido intacto. Curiosamente, foi neste período que os The Fall passaram por uma multinacional. No segundo CD desta compilação há uma interessante recolha de algumas participações de Mark E. Smith em discos alheios (Elastica, Inspiral Carpets, Edwyn Collins, Badly Drawn Boy).

3 comentários:

O Puto disse...

O (pouco) que conheço dos Fall é da fase Beggars Banquet. Tenho 2 ou 3 álbuns gravados em cassete e comprei recentemente a colectânea de singles que referes. Curiosamente, quando passei música no Incógnito, alguém me pediu os Fall. Foi uma vergonha para mim, mas felizmente irei prevenido de uma próxima vez.

Shumway disse...

Só posso dizer que são um dos meus grupos preferidos.
Eu pelo contrário, ando a tentar coleccionar todos os seus discos.
Já estive mais longe...já passei a duzia...

M.A. disse...

Então, boa sorte para a árdua terefa que tens pela frente :)