"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

DE UM TEMPO AUSENTE - 2.ª Parte

Uma boa parte da humanidade continua a ignorar a passagem dos Orange Juice por este mundo. Não obstante a indiferença, em inícios da década de 1980, este combo escocês, juntamente com os conterrâneos Josef K e Aztec Camera, ao misturar em doses iguais o funk dos Chic e a vertigem dos Velvet Underground, lançou as bases daquilo que viria a ficar conhecido como indie pop. Bandas como os Belle & Sebastian, The Smiths, ou The Wedding Present, decerto que estarão gratos por este feito.
Enquanto existiram, os Orange Juice nunca esconderam que perseguiam o sucesso. Este, no entanto, esteve perto mas virou-lhes as costas.
Iguais intentos tinha EDWYN COLLINS quando, em 1989, iniciou uma carreira a solo. Ainda que fugazmente, o sucesso haveria de lhe sorrir: corria o ano de 1994 e "A Girl Like You", uma cançoneta pop perfeita, soulful até mais não, tornava-se um hit planetário. Seria o seu primeiro e último.
Quando, há pouco mais de dois anos foi vítima de uma hemorrogia cerebral, pensou-se que as sequelas o iriam calar para sempre. Mas, como bravo escocês que é, Edwyn Collins iniciou um programa de reabilitação que lhe permitiu concluir Home Again, o álbum a editar pela Heavenly Records na próxima semana. E é bom saber que aquela voz que parece carregar o peso do mundo continua não só intacta, como também mais madura e sentida.
Wellcome back, Edwyn!
Edwyn Collins no MySpace

2 comentários:

Sr. Xavier disse...

O EDWIN cOLLINS É GRANDE!!

Aparece na festa do Vespa Gang Mod Club...
Os Orange Juice tocam por lá...

M.A. disse...

Obrigado Xavier, pois poderás ter salvo este blogue de uma morte prematura.
É que isto de ainda não ter recebido aqui uma palavra de apreço à obra deste grande senhor deixa-me com ganas de mandar tudo isto à fava.
Numa próxima estarei, concerteza.

Abraço