"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 4 de setembro de 2007

SINGLES BAR #14

DINOSAUR JR.
Little Fury Things (SST, 1987)

A rabbit falls away from me, I guess I'll crawl
A rabbit always smashes me, again I'll crawl
Tried to think what's over me, it makes me crawl
Then she runs away from me, faster than I crawl

Aos Dinosaur Jr. bastaria "Freak Scene", o tema histórico que lançou as premissas do som grunge e que abre o álbum Bug (1988), para garantirem um lugar na história.
Porém, um ano antes, servindo de porta de entrada em You're Living All Over Me, o influente trio de Boston deu a conhecer ao mundo aquela que é a canção que melhor sintetiza toda a filosofia inerente à sua música.
"Little Fury Things" abre com uma guitarra bem alta e distorcida à qual se juntam os gritos de um Lou Barlow que mais parece possuído. Após esta espécie de intro, a melodia serena sem reduzir no volume das guitarras. A letra de J Mascis, ainda um jovem recém-entrado na idade adulta, cantada pelo próprio com a preciosa ajuda de Lee Ranaldo dos Sonic Youth, é uma das formas de traduzir o desespero em poucas palavras. Depois de anos a fio a ouvir este tema repetidas vezes, aquela interpretação in vivo em Paredes de Coura ainda ressoa na minha cabeça, tal a intensidade da experiência.
Por contraponto ao tema principal, o lado B deste single apresenta dois temas bem distintos: "In A Jar", uma canção semi-acústica herdeira directa do legado de Neil Young e igualmente incluída em You're Living..., e "Show Me The Way", versão dessa aberração original de Peter Frampton que tem tanto de puro gozo como de exemplo da falta de preconceitos deste trio maravilha.
Vídeo de Little Fury Things

2 comentários:

eduardo disse...

como fanático por Dinosaur Jr que sou só posso aplaudir o destaque a este single, embora o "Freak Scene" continue a ser a mais perfeita canção rock que já ouvi, de tal forma que o meu mail foi baptizado segundo este tema.
Grande abraço e continua a destacar pérolas deste calibre. Nunca é tarde para as ouvir!

Shumway disse...

*****
Um Momento Mágico.
Abraço