"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Good cover versions #81

















CATHERINE WHEEL _ "30 Century Man" [Fontana, 1992]
[Original: Scott Walker (1969)] 

30 Century Man by Catherine Wheel on Grooveshark

Surgidos nos alvores de noventas na cidade costeira de Norfolk, os Catherine Wheel pareciam condenados a ficar recordados como mero sub-produto da vaga shoegaze que então vigorava no Reino Unido. Não faltou quem apontasse o primeiro álbum (Ferment, de 1992) como um derivado óbvio de Ride e The House of Love. De facto, naquele disco, a banda não demonstrava traços de grande personalidade, limitando-se a decalcar as explosões espectrais dos primeiros e o sentido melódico dos últimos. A viragem estava para breve, tendo ficado a dever-se a um simples EP, por sinal composto quase em exclusivo por versões de temas de outrem. 

Neste registo de afirmação, os Catherine Wheel endureceram a sonoridade, tornando-se capazes de resistir à avalanche grunge, algo que não sucederia com a maioria dos seus pares. Em "30 Century Man", o tema-título do EP, quase quadriplicam a duração do original, criando espaço para diversos clímaxes de guitarras em espiral de distorção. A versão vive de uma dinâmica que alterna as partes contemplativas, normalmente cantadas, com os segmentos de deriva sónica. Diga-se que, em bom rigor, do original de Scott Walker pouco mais é mantido que a letra. Naquele, uma curta trova acústica, tudo se limita a contenção, algo atípico no seu autor, normalmente reconhecido pela exuberância da voz de barítono.

Sem comentários: