"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 5 de maio de 2013

Pop oxigenada


















Junto dos mais versados nas movimentações do indie norte-americano as irmãs Jennifer e Jessica Clavin dispensam apresentações. Tudo porque foram, em tempos, integrantes das Mika Miko, colectivo revivalista da estética e filosofia punk/riot grrrl que, há coisa de meia dúzia de anos, era objecto de um culto acérrimo junto de uma juventude inconformada. Para tristeza de muitos (e sobretudo muitas), a banda separou-se em 2010, já com algumas das cinco raparigas envolvidas noutros projectos. Curiosamente, as duas manas oxigenadas, que nas Mika Miko assumiam papel de destaque, foram as últimas a arrancar para outras aventuras, nomeadamente com as Bleached, a dupla que as mantém juntas. Foi sob esta designação que, no último par de anos, as irmãs lançaram um par de singles que denunciavam uma rendição à pop, mais concretamente à tendência para recuperar as memórias dos girl-groups de sessentas por via da referência à indie-pop britânica da segunda metade de oitentas.

Num mundo que já tem as Dum Dum Girls, os Best Coast, e as Vivian Girls, só para falar da representação feminina, não parecia particularmente inovadora a proposta das Clavin. Algo que se confirma no álbum Ride Your Heart, disco de temas curtos e directos que, contudo, compensa a falta de novidade com um naipe de melodias que não deixam qualquer adepto da canção pop indiferente. Banhadas pelo sol da Califórnia, estas canções sugerem uma espécie de vida à deriva, uma espécie de disco on the road, com muita transgressão falsamente inocente à mistura. Quais Shangri-Las, as Bleached expressam uma atracção por rapazes avessos, que se passeiam nas suas motos enfiados nos seus casacos de cabedal. É sobretudo nesta maior fidelidade às origens que as irmãs Clavin se distinguem da "concorrência", mas também pelo ligeiro travo garage, e pela maneira tão ao jeito dos Ramones de criar canções simultaneamente inanes e adictícias. Trocado em miúdos, quer isto dizer que as Bleached foram responsáveis nesta Primavera por um dos discos que já antecipam o Verão.

 
"Next Stop" [Dead Oceans, 2013]

Sem comentários: