"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 2 de maio de 2013

A pop no labirinto

















Há coisa de dois anos, chegavam de Manchester sons que pouco ou nada tinham em comum com o cinzentismo daquela cidade. Tratava-se de A Thousand Heys, disco de estreia dos Mazes que renegava quase toda a tradição mancuniana com um lote de canções de uma frescura pop propícia ao consumo em época estival. No que toca a históricos conterrâneos, talvez só os Buzzcocks dos melhores dias tivessem sabido urdir melodias com o mesmo apelo pop. De resto, as referências do trio vinham quase todas do outro lado do atlântico, com os Pavement à cabeça, mas também com ecos dos Sebadoh e dos Guided by Voices . Era um disco que, embora não trazendo nada de novo, cativava pela eficácia das suas canções soalheiras. 

Para o segundo registo, os Mazes decidiram ser mais ambiciosos, se isto significar que decidiram incutir uma maior complexidade à sua música. O que mais surpreende quando ouvimos o recente Ores & Minerals é que, não obstante a estrutura menos ortodoxa dos temas, a pop continua a ser a sua prioridade. No capítulo instrumental já não se resumem à trindade guitarra-baixa-bateria, e juntam agora à festa teclados e samples que ajudam a uma certa obliquidade. Há na maioria dos temas um acentuado travo kraut (começa a tornar-se um hábito), e os tão propalados Django Django vêm à baila, embora os Mazes sejam mais contidos que estes na bizarria. O que permanece inalterado é a referência aos Pavement, talvez até mais evidente nos tiques vocais telegráficos à la Stephen Malkmus. Sendo um disco que pode causar alguma estranheza a quem se deliciou com a simplicidade da estreia, Ores & Minerals revela, com o tempo, toda a aptidão pop dos seus autores.

 
"Skulking" [FatCat, 2013]

Sem comentários: