"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Príncipes e grão-duques

A pretexto da descoberta de duas "novas" bandas, um post de sangue azul:


Os American Princes são um quinteto formado em Nova Iorque mas que, presentemente, assenta arraiais em Little Rock, no estado do Arkansas. Praticantes de um rock de matriz clássica, a tender ligeiramente para o power pop, contam no currículo com quatro álbuns, o último dos quais recentemente eleito pela revista Magnet melhor disco de 2008. Não querendo questionar o merecimento de tal distinção, sempre sujeito a critérios de subjectividade, posso assegurar-vos que Other People é um conjunto de canções directas, honestas, e 100% livres de matéria gorda. As vozes, que são duas, lembram sobretudo Britt Daniel dos Spoon, mas também um tema popularizado pelos Tears for Fears (cf. "Still Not Sick Of You"). Recomendados, sobretudo, a apreciadores de The Hold Steady e afins.
http://www.myspace.com/americanprinces

Chegou hoje ao mercado Petits Fours, o longa-duração de estreia dos Grand Duchy. Se o nome deste projecto não vos diz nada, talvez o caso mude de figura se vos informar tratar-se de um duo constituído por Black Francis (o homem reassumiu em definitivo o nome que lhe deu fama) e respectiva cara-metade. A senhora, Violet Clark de sua graça, canta, toca baixo e teclados.
Aos saudosos de um Francis de inícios de carreira, enquanto integrante de um certo colectivo de Boston, deixo o aviso de que os escassos nove temas que compõem Petits Fours têm muitos ingredientes indispensáveis a uma receita do vosso agrado: vozes masculinas guturais e possuídas por um ente maligno, vozes femininas sensuais ultra-cool, e guitarras surf rock em desalinho. Confirmam-se assim todos os bons augúrios criados por SVN FNGRS, o EP do ano passado que pôs finalmente cobro a um período algo desinspirado deste senhor de peso.
http://www.myspace.com/grandduchymusic

2 comentários:

Gravilha disse...

Petits Fours - faixa 8, chama-se "Ermesinde"
:)

M.A. disse...

Nem mais... :)