"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Juventude eterna















Foto: Andrew Kesin

Já não será novidade para ninguém o fim do vínculo contratual dos Sonic Youth (SY) com a Geffen e o consequente regresso ao meio independente com a presente ligação à Matador Records. O primeiro lançamento da mítica banda pela não menos mítica editora nova-iorquina será o álbum The Eternal, com lançamento previsto para 9 de Junho próximo (supõe-se que na Europa ocorra com um dia de antecedência). À semelhança do último Rather Ripped (2006), este novo disco conta com a produção conjunta da própria banda e John Agnello (que já trabalhou com The Hold Steady, Oxford Collapse, Dinosaur Jr., e The Ponys, entre outros). Para além da editora, The Eternal traz também a novidade da estreia do ex-Pavement Mark Ibold em estúdio, na qualidade de membro em full-time (até aqui fazia parte da formação de palco), e das vocalizações conjuntas de Kim Gordon, Thurston Moore e Lee Ranaldo em, pelo menos, um tema. A capa, que se reproduz mais abaixo juntamente com o alinhamento, reproduz uma pintura da autoria do lendário guitarrista John Fahey.

Entretanto, e até 26 de Abril, está já patente em Dusseldorf, na Alemanha, a exposição Sonic Youth Etc.: Sensational Fix, uma espécie de retrospectiva das actividades multi-displinares desenvolvidas pelos SY desde a sua formação, em 1981. A partir de finais de Maio, e até Setembro, a exposição ruma a Malmö, na Suécia, estando ainda aberta a possibilidade de passagem por outras cidades europeias (à atenção dos programadores do Museu de Serralves, digo eu). Sensational Fix é também o nome do livro alusivo à exposição, o qual se faz acompanhar de dois discos de 7" com quatro inéditos compostos em separado por cada um dos membros dos SY (Ibold excluído, obviamente). A edição está prevista para inícios do próximo mês.


01. Sacred Trickster
02. Anti-Orgasm
03. Leaky Lifeboat (for Gregory Corso)
04. Antenna
05. What We Know
06. Calming The Snake
07. Poison Arrow
08. Malibu Gas Station
09. Thunderclap For Bobby Pyn
10. No Way
11. Walkin Blue
12.Massage The History

6 comentários:

eduardo disse...

aposto que vai ser bom!

Joe disse...

juventude eterna... isso é que era bom :)))
um abraço de parabéns, camarada. sempre a rockanrollar!

Shumway disse...

Venha ele.

Abraço

hg disse...

Nunca mais é Junho...

Unknown disse...

Mais um para a colecção, desta banda que me ofereceu um concerto fabuloso no Campo Pequeno, em 1993.

O Puto disse...

Devo ser das poucas pessoas que não sabia que os SY tinham assinado pela Matador. Também folgo em saber que o Mark é, depois de Jim O'Rourke, o 5º elemento da banda. Tenho quase a certeza que será um dos discos do ano. Abraço!