"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Em escuta #35



















ANIMAL COLLECTIVE
Merriweather Post Pavillion [Domino, 2009]

Com uma progressiva aproximação ao formato canção consumada no fulgurante Feels (2005), dos Animal Collective (AC), um projecto avesso à estagnação, esperava-se no registo de há dois anos o passo em frente. Porém, tal não sucedeu. Embora recheado de excelentes canções, Strawberry Jam mais não era do que reflexo pálido e polido do seu antecessor. O grande salto surge agora, mais tarde do que o esperado, com o novo Merriweather Post Pavillion (MPP), certamente o disco que mais tinta tem feito correr neste início de ano.
Não se pode dizer que o segredo do sucesso esteja nos ingredientes da receita, que não variam grandemente em relação a um passado recente. Já o mesmo não de pode dizer das suas dosagens. Por conseguinte, os sons sintetizados e electrónicos ganham proiminência na miscigenação com as guitarras (discretas), as batidas tribais de origem geográfica indeterminada, e as vozes infantilóides que, embora emotivas, transmitem uma sensação de profunda felicidade. O resultado da combinação destes elementos é algo propiciador de estados próximos do transe.
Embora funcionando como um todo quase indivísivel, convém destacar em MPP alguns temas que sobressaem após sucessivas audições: o celebratório "My Girls", apropriadamente escolhido para primeiro single, que resume o disco na perfeição; o arrítmico "Daily Routine"; o misterioso e quase-kinksiano "Taste", em que os AC parecem questionar o papel de símbolos de um mundo globalizado no refrão "Am I really all the things that are outside of me?"; e o harmonioso "No More Runnin", onde fica provada inequivocamente a herança dos Beach Boys que os AC não têm como negar. As evidências são tais que, à primeira audição, esperava a entrada de um "God only knows what I'd be without you" a qualquer instante.
Este último tema seria o final perfeito, caso não fosse seguido da freakalhice inconsequente de "Brothersport" que, além de algo irritante, prolonga MPP para uma duração que me parece excessiva.

1 comentário:

Shumway disse...

Nesta semana passada no "estrangeiro" foi a minha preciosa companhia nas noites passadas no hotel.
Juntamente com o dos Women e outro CD que levei para recordar e para animar - Luscious Jackson - "Natural Ingredients".

Abraço