"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quinta-feira, 26 de abril de 2007

TRIBUTOS #1

ADRIAN BORLAND
1957-1999

Não se pode dizer que os The Sound fossem uma banda particularmente original. No entanto, a sua música, um misto da claustrofobia dos Joy Division e a grandiosidade dos Echo & The Bunnymen, granjeou um culto que, embora restrito, se manteve até aos dias de hoje.
Dois anos após a sua formação, em 1980, a banda lançava Jeopardy, o seu primeiro álbum que, embora ainda exibisse alguma inexperiência, deixava já evidente a atracção do vocalista Adrian Borland pelo lado mais negro da existência.
O ano seguinte conheceria a edição de From The Lions Mouth, obra-prima da banda, e claro sinal de maturidade. Obra simultaneamente densa e atmosférica, From The Lions... é um marco do seu tempo. Apesar da aclamação crítica, não teve resultados comerciais visíveis, o que levou a editora Korova a pressionar Borland no sentido de reduzir o teor descarnado das suas letras, de forma a tornar a música da banda mais vendável.
A resposta a esta pressão seria All Fall Down, o disco mais impenetrável e negro de toda a sua discografia. Obviamente que seria o último disco de The Sound com o selo Korova.
Até à dissolução em 1987, precipitada pelo estado de saúde mental de Borland, haveria ainda o EP Shock Of Daylight (1984) e os álbuns Heads And Hearts (1985) e Thunder Up (1987), recebidos com relativo sucesso nos países do Benelux, onde a banda sempre fora mais do que meros outsiders.
Perante a indiferença geral, Alexandria (1989) marcaria o pontapé de saída da carreira de Adrian Borland a solo, a qual renderia ainda mais quatro registos de longa duração. Mergulhado na depressão, que a falta de reconhecimento ao longo dos anos adensara, em 1999 Adrian Borland poria termo à sua vida atirando-se para a frente de um comboio em andamento. Aconteceu na sua Londres natal, faz hoje oito anos.

3 comentários:

Shumway disse...

Um tributo mais que merecido.
Uma banda que deveria estar no mesmo patamar de apreciação que outras da mesma epoca.
Quando ouves um disco como "From The Lions Mouth", todas as canções são brilhantes, desde as frenéticas "Winning" ou "Fire" até as mais calmas como a grande
"Silent Air".
Depois ainda temos "Jeopardy" e "All Fall Down".
E para mim, especialmente, essa pequena perola perdida que é "Shock Of Daylight" com canções como "Winter" ou "New Way Of Life".

Abraço

Anónimo disse...

aproveitem para ouvir amsterdam tapes obra gravada dias antes da sua morte. está lá aquilo que sempre caraterizou os sound. genuinidade

O Puto disse...

No novo século ouvem-se muitos ecos da música dos The Sound, como tu bem sabes.
Abraço!