"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

terça-feira, 10 de abril de 2007

FENOMENAL

MENOMENA
Friend And Foe (Barsuk, 2007)

Desde o já longínquo ano da graça de 1998, data do renascimento dos Mercury Rev através do sublime Deserter's Songs, que a produção musical ancorada na vasta tradição do continente norte-americano não pára de surpreender.
A mais recente "descoberta" são estes Menomena, trio de Portland (Oregon) que ao seu terceiro lançamento nos presenteia com uma obra densa e complexa feita de melodias circulares, daquelas que primeiro se estranham e depois se entranham.
De uma forma simplista, poderemos situar a música cerebral contida em Friend And Foe na confluência dos Flaming Lips com os TV on the Radio, devidamente contaminada por dinâmicas free jazz típicas do post-rock de Chicago. Resultado: um dos melhores discos de 2007, até agora!
E como os olhos são tão importantes como os ouvidos, o notável art work de Friend And Foe, cortesia do artista gráfico Craig Thompson, não fica nada atrás da música em termos de qualidade.
Numa palavra: IMPERDÍVEL!

4 comentários:

Shumway disse...

Pronto, convenceste-me.
Vou ter de ir às compras.
Abraço

oaktree disse...

A mim também!
E com um pacote que inclui o "Friend and Foe" e "I Am the Fun Blame Monster" no site da Barsuk, por cerca de 20€ (contando que não vai à alfândega) não há como resistir!
***

O Puto disse...

Não resisti à embalagem e comprei o CD.

M.A. disse...

A embalagem é apenas o isco, porque o que vem na rodela é obrigatório.