"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 8 de abril de 2007

DISCOS PE(R)DIDOS #7

SWELL MAPS
A Trip To Marineville (Rough Trade, 1979)

Formados em inícios da década de 1970 pelos mologrados irmãos Nicholas e Kevin Godfrey (mais conhecidos por Nikki Sudden e Epic Soundtracks, respectivamente), os Swell Maps apenas se tornaram uma banda no verdadeiro sentido da palavra após a explosão do punk britânico de 1976.
Influências tão díspares como glam e kraut rock fizeram dos Swell Maps, não só uma das mais originais bandas do período post-punk, como também o expoente máximo da filosofia do it yourself lançada nessa era.
Ouvir ...Marineville pela primeira vez pode provocar alguma confusão no ouvinte, tais as diferenças estéticas entre as diversas faixas: temas punk de 2 minutos, interlúdios de alguns segundos com ruídos acidentais, longos e complexos temas de puro experimentalismo sónico. Se é verdade que todo este ecletismo pode transmitir uma ligeira sensação de incoerência, também é verdade que torna ...Marineville um disco desafiador, com novas revelações a cada audição.
Apesar de serem uma influência de vulto nas bandas britânicas da geração C86, tanto em termos estritamente musicais, como em termos de atitude (muita ingenuidade, enorme paixão, amadorismo militante), os maiores ecos da escassa obra dos Swell Maps fazem-se sentir do outro lado do Atlântico, alcançado um largo espectro que vai do lo fi ao experimentalismo noise, passando por duas das mais respeitáveis "instituições" da música americana dos últimos 20 anos: Pavement e Sonic Youth. A respeito destes dois nomes, oiçam "Harmony In Your Bathroom", "Midget Submarines", ou "Gunboats" e irão facilmente perceber a importância deste bando de derrotados da vida...

2 comentários:

Shumway disse...

Excelentes.
Apesar do ecletismo e da experimentação que referes, ao mesmo tempo tudo parece tão simples, tão "garage-pop".

Do que conheço, Nikki Sudden a solo ou com os Jacobites também é muito interessante.
Abraço

O Puto disse...

Apenas tinha ouvido falar deles. Com a tua referência vou explorar. Abraço!