"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Good cover versions #46

















FRANKIE ROSE & THE OUTS _ "You Can Make Me Feel Bad" [Slumberland, 2010]
[Original: Arthur Russell (2004)]

Arthur Russell foi uma das mais fascinantes e multi-facetadas personagens associadas à cena pós-punk nova-iorquina. Embora fosse um violoncelista com formação clássica, ganhou proeminência em abastardamentos de géneros da música popular como o disco, o dub, ou o funk. Não obstante, morreu em 1992, devido a complicações relacionadas com a SIDA, no quase completo anonimato. Felizmente, na última década, a sua obra e importância têm sido reavaliadas. Como resultado deste súbito interesse pelo trabalho de Arthur Russel, têm chegado ao mercado várias compilações que reúnem alguns dos incontáveis temas que deixou inéditos. Era o caso de "You Can Make Me Feel Bad", um pequeno trecho em registo de baixa-fidelidade à base de guitarra e, evidentendemente, longe da tendência mais dançante do seu autor.
Também elas nova-iorquinas, Frankie Rose e as suas meninas propõem-nos aquilo que seria uma hipotética versão final de "You Can Make Me Feel Bad" (mas muito hipotética, pois, como alguém disse um dia, nada no trabalho de Russell tinha uma versão definitiva). Sem alterações de monta, dão-lhe um cunho pessoal por via das guitarras distorcidas e contundentes e das harmonias vocais. Embora a letra consista em pouco mais do que a repetição do título, transmite, tal como grande parte da obra do intérprete original, uma melancolia do tamanho do mundo.

2 comentários:

O Puto disse...

Gosto muito do disco destas meninas.

M.A. disse...

Há poucas semanas, fui quase um groupie delas. Isto agora, os papéis andam invertidos ;) São boas moças...