"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

domingo, 10 de janeiro de 2010

Good cover versions #31


GIANT DRAG "Wicked Game" [Kickball, 2005]
[Original: Chris Isaak (1989)]








Quando iniciou a carreira, em meados da década de 1980, Chris Isaak afirmou-se como um herdeiro directo da faceta mais baladeira de Elvis. David Lynch, um apaixonado dos clássicos rock de teor açucarado, não ficou indiferente à voz aveludada de Isaak, e incluiu canções deste na banda sonora do genial Blue Velvet. Porém, a carreira deste músico californiano só chegaria a patamares mais elevados quando o mesmo realizador fez de "Wicked Game" (em versão instrumental) o tema principal do filme Wild At Heart, o seu trabalho mais convencional e mais bem sucedido comercialmente. Verdade seja dita, as linhas voluptuosas da guitarra de "Wicked Game" casam na perfeição com as imagens carregadas de erotismo que Nicholas Cage e Laura Dern protagonizam.
Também californianos, os Giant Drag propõem uma abordagem deveras distinta a este tema, a milhas de distância do classicismo do original, numa versão recuperadora das guitarras explosivas de muito do indie rock norte-americano da década de 1990. Aproveitando o teor libidinoso de "Wicked Game", Annie Hardy, a menina malandra que dá voz aos Giant Drag, com aquela voz falsamente ingénua, é significativamente mais explícita do que Isaak. Para ter uma ideia mais precisa da perversão desta menina, recomenda-se o visionamento e/ou audição de algumas das muitas gravações de "Wicked Game"  em concerto existentes na net, todas elas merecedoras de uma introdução inspirada por parte desta nossa Lolita.

3 comentários:

strange quark disse...

Se há músicas que me ficaram dos filmes que vi, esta foi uma delas. Lembro também a fabulosa versão de "Girl You'll be a Woman Soon" do Neil Diamond pelos Urge Overkill em Pulp Fiction. E não esquecendo o portento "The Carny" do Nick Cave em As Asas do Desejo do Wim Wenders.

Falta-me dizer que esta versão dos Giant Drag (banda que não conhecia) é de facto fabulosa pela subversão que encerra em termos musicais.

O tema músicas e cinema dava uma boa série de posts...

Um abraço

eduardo disse...

já conheces a dos Grooms para esta musica? tá igualmente potente!

M.A. disse...

Não, não conheço. Hei-de procurar. Thanx!