"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Singles Bar #40




PIXIES
Velouria
[4 AD, 1990]












Hold my head
We'll trampoline
Finally through the roof
On to somewhere near
And far in time
Velouria
Her covering
Travelling career
She can really move
Oh Velveteen!
My Velouria, my Velouria
Even I'll adore you
My Velouria

Em escassos três anos de intensa actividade, os Pixies revitalizaram e definiram as regras do rock dito alternativo. Ao terceiro álbum, contudo, notam-se ténues sinais de desgaste de uma fórmula. Talvez ciente das fraquezas de Bossanova, o quarteto bostoniano escolheu para single a melhor canção do alinhamento, e até uma das mais brilhantes da curta mas fulgurante carreira.
Tema extremamente melódico, "Velouria" é tentativa bem sucedida de canção pop capaz de ombrear com os clássicos da era dourada dos sixties mas, ao mesmo tempo, exemplo da subversão que sempre esteve associada aos Pixies. A torrente de guitarras surf em distorção tem a companhia do "assobio" omnipresente de um theremin, nova ferramente de trabalho no universo pixiano. A letra, é um enternecido elogio ao género feminino, com a ambiguidade típica de Black Francis. Teria a colega baixista em mente? Who knows?
Mercê do culto em crescimento exponencial em torno da banda no Reino Unido, Velouria escalou pelas tabelas de singles britânicas, à data uma proeza rara para um disco com selo independente. Deste sucesso inesperado, surgiu o convite da BBC para uma aparição no então influente Top Of The Pops, impondo, no entanto, uma regra de ouro da casa - a gravação de um vídeo para o tema. Este contrariedade foi contornada pelos Pixies com um vídeo de baixíssimo orçamento: os quatro elementos da banda, numa pedreira, a correr que nem desalmados na direcção da câmera. Os escassos segundos de imagens captadas foram convenientemente ajustados à duracção do tema em super slow motion. No entanto, este esforço seria inglório e desnecessário com a súbita tendência de descida de Velouria nas tabelas de vendas.

1 comentário:

eduardo disse...

na altura fiquei algo surpreendido com a aproximação pop mas soava bem na mesma. O video é assustador!