"Please don't think of us as an 'indie band' as it was never meant to be a genre, and anyway we are far too outward looking for that sad tag." - Stephen Pastel

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Singles Bar #33
















ADORABLE
Sunshine Smile [Creation, 1992]

"And then she smiled
Just for fraction of a little while
And everything was warm again inside
She's got a sunshine smile
The kind that warms up the corners of my cold room
She's got a sunshine smile
The kind that makes you forget again"


De uma breve análise à curta carreira dos Adorable, facilmente se vislumbra uma certa reverência pelo romantismo épico dos Echo & The Bunnymen, desde logo evidente no timbre de Piotr Fijalkowski, em tudo semelhante ao de Ian McCulloch. Contudo, a História encarregou-se de os arrumar no lote dos shoegazers. Para esta compartimentação errónea, dois factores terão sido determinantes: a ligação da banda à Creation Records, editora que foi o bastião do género; e as características daquele que é seu tema mais conhecido.
Sem o angst dos Ride, o abstraccionismo dos My Bloody Valentine, ou sequer o efeito anestésico dos Slowdive, "Sunshine Smile" ostenta nas guitarras, ora melódicas e cristalinas, ora distorcidas e desalinhadas, o código genético que permite identificar o shoegazing. Ao longo de cinco minutos, o caos e a harmonia conciliam-se para instituir um dos axiomas da canção POP. Assim mesmo, com letras grandes!

5 comentários:

hg disse...

Uau!! O que eu adorava esta música. Cheguei a ter a vhs do Melody Maker de onde este vídeo foi retirado. Nessa k7 havia por lá outra pérola que ouvi incessantemente "All In The Mind" dos Verve (quando estes ainda eram mt mt bons). Conferir no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=ZlSh_NzdL3A. E voltando aos Adorable... a música deles que ainda hoje me arrepia é mesmo o "Homeboy".
Sim, tenho algumas saudades dos '90 :)

eduardo disse...

esta e o "Homeboy" foram de facto duas grandes canções que os Adorable deixaram como legado.

M.A. disse...

Sim, sim, o "Homeboy" também é uma música do catano. E muito Bunnymen, por sinal.

O Puto disse...

Curiosamente, acompanhei o surgimento dos Adorable, primeiramente com os dois singles (a pérola citada e "I'll Be Your Saint"), e depois com o álbum "Against Perfection", título algo paradoxal. Também gostei do segundo álbum. Deixam como legado belos temas POP.
Há cerca de um ano consegui comprar no e-bay a edição americana do 1º álbum, que contém os 2 primeiros singles. Uma preciosidade! Agora só falta aquela colectânea dos House of Love.
Abraço!

Shumway disse...

A verdadeira pop no seu melhor.

Abraço